quinta-feira, maio 04, 2006

Segurança social

Para mim esta questão está muito mal contada. Ainda não consegui perceber muito bem o que se passa com a segurança social em Portugal.
Explico: para mim é estranho que vários governos não soubessem que a esperança de vida dos portugues estava a aumentar. Que os salários de muitos "gestores" eram/são enormes. E que até aqui não tenham encontrado nenhuma solução, a não ser castigar os futuros e actuais pensionistas e reformados.
Para mim é estranho que "antigamente" quando os governos detinham várias empresas nacionalizadas o dinheiro dava para tudo. Agora que o actual governo quer vender tudo, com que despesas fica a não ser com a Segurança Social? Se vender a parcela da PT, da EDP, dos CTT, da CP, Brisa..... Ficando sem as enormes despesas anuais, esse dinheiro não dá para "ajudar" a equilibrar as contas da Segurança Social?
Já sei que este problema não é só português. Mas afinal o que se passa? Quem me consegue explicar?
Parafraseando Fernando Pessoa: "não entendo nada de finanças...."

2 comentários:

Anónimo disse...

Essa coisas das finanças é só somar e substrair e pelos vistos, por mesmo estranho que pareça, o resultado da soma não compensa o resultado da subtracção e por isso é que temos um défice (que anda pelo 6% do PIB, ou seja uma quantia grotesca). É fácil opinar quando não se dispõe de números e estes deveriam ser fornecidos à população pelos vários governos e só assim poderíamos ter todos uma opinião fundamentada em factos. O fraco crescimento económico português (cerca de 2%) produz menos dinheiro sob a forma de impostos para pos cofres do estado. O aumento do desemprego, juntamento com o aumento da esperança média de vida produz mais despesa. É preferível reformar a Segurança Social agora (já deveria ter sido feito antes) e garantir que ela subsista no futuro do que esperar que se afunde naturalmente para depois afirmar cinicamente que não há viabilidade para o estado social.

medronho disse...

Em relação ao subsídio-dependência faria o seguinte: TODOS os indivíduos que estivessem a receber pela Segurança Social eram obrigados a trabalhar para a comunidade. Já que recebem, devem trabalhar. Podem fazer uma horas nos hospitais, nos bombeiros, nas Câmaras, na limpeza das florestas... Ninguém ficava em casa SÓ a espera do cheque do fim do mês. Assim garanto que não ficavam tt tempo sem procurar trabalho.