segunda-feira, maio 22, 2006

Haverá esperança?

Público on.line de agorinha:

Ministério Público abre processo-crime contra Metro Transportes do Sul

"Moreira da Silva, procurador da República do Tribunal Judicial de Almada, disse que o processo foi aberto na sexta-feira, por haver "indiciação da prática de dois crimes imputáveis" à Metro Transportes do Sul, agrupamento de empresas responsável pela construção e exploração do eléctrico, mais conhecido por Metro Sul do Tejo.

Infracção de regras de construção e favorecimento/corrupção são os ilícitos criminais a investigar na fase de inquérito.

Na origem da abertura do processo criminal, antecedido de um processo administrativo de averiguações, está a denúncia, em Fevereiro, de alegadas deficiências na obra em curso.

A denúncia partiu de um engenheiro de estruturas, José Calisto da Silva, que trabalhou numa empresa de projectistas do metro, a Consulgal.

Entre as irregularidades apontadas contam-se gastos desnecessários para rentabilização de empresas paralelas, falta de impermeabilização de tabuleiros, insuficiente fiscalização e ausência de materiais de construção convencionais, que põem em causa a segurança da obra.

Segundo Calisto da Silva, o pilar central de suporte do viaduto ferroviário construído sobre a auto-estrada do Sul, no Pragal, é um risco para a circulação rodoviária."

Afinal, nem tudo o que corre mal nas obras públicas fica em águas de batatas. O Sr. Engenheiro Calisto da Silva não teve medo (ao contrário do que leva quase todos os portugueses a calarem-se e a encolherem os ombros), recusou-se a ser conivente, queixou-se de modo adequado e fundamentado e obrigou muita gente a mexer o inerte rabiosque para investigar o que se passa no Metro do Sul.

Será agora que se começará a construir o quinto império? O império dos homens bons, honestos e responsáveis? Já não era sem tempo, depois de oito séculos de manigâncias privadas em negócios públicos, mas temo que verguem o Calisto ou o Ministério Público.

4 comentários:

medronho disse...

Ouvi hoje essa notícia na Antena 1 às 7h30m. Nas notícias da TSF não tocaram no assunto...hummmm Homens como o Calisto e Zé Fernandes são mt poucos num país tão pequenino. Os interesses estão em TODO o lado. Num dos posts anteriores já tinha referido a mistura entre funcionários (gestores) de grandes empresas com os ministros do governo. São esses gestores que vão um dia para o governo alterar o que tem que ser alterado. e qd acabar o seu reinado como ministros voltam para as suas RICAS empresas... enfim!!

medronho disse...

Que transferência do PCP para a Iberdrola? hummm O Zé Fernandes do BE em Lx

medronho disse...

O Pina Moura!??!?!!?!? Tás a brincar comigo??!?!?!?? só pode :P

Anónimo disse...

Medronho, é preciso andar um bocado a leste para não estar a par do fulgurante trajecto de vida do Pina Moura...