sexta-feira, maio 05, 2006

Livro à sexta


Uma deusa na bruma - João Aguiar. edições asa, 2003.

"Em meados do século II a.c., as gentes de Entre-Douro-e-Minho viviam, com razoável inconsciência os derradeiros anos da sua civilização. No Leste e no Sul da Península Ibérica, a República Romana já se implantara e as suas legiões procuravam alargar esse domínio, mas a Noroeste a ameaça parecia longínqua, tanto mais que os Numantinos e os Lusitanos mostravam ser um formidável obstáculo ao avanço romano, sobretudo a partir do momento em que um certo guerreiro, chamado Viriato, assumira a chefia da resistência lusitana.
Mas, de súbito, estes obstáculos caem: Numância submete-se, ainda que temporariamente, e Viriato é morto à traição. E o procônsul Décimo Júnio Bruto marcha para Norte, passa o Tejo, entra na Lusitânia e aproxima-se das margens do Douro."

É este o cenário histórico de Uma Deusa na Bruma, cuja accção é contemporânea da de um outro romance do autor, a Voz dos Deuses, mas centrada agora, na Cividade de Terroso (Póvoa de Varzim), procurando evocar o que seria a civilização castreja na fase imediatamente anterior à romanização.

A não perder!

2 comentários:

Anónimo disse...

Aguças-me a vontade, mas onde arranjo tempo para tanta leitura?

Anónimo disse...

Aguças-me a vontade, mas como arranjo tempo para tanta leitura?