quinta-feira, maio 04, 2006

Do meu panteão pessoal
















Ai, Timor!

Parece que os timorenses andam outra vez aos tiros, desta vez em guerras intestinas e muito pouco nobres. Ora, isto dá-me raiva. Já se esqueceram, esses que agora matam e são mortos, do sangue derramado pela liberdade? A arraia-miúda não se esqueceu: ao primeiro susto fugiram instintivamente aos milhares para os sítios do costume - as igrejas, os conventos e as montanhas onde encontravam refúgio quando o inimigo era a musculada ditadura do Suharto.

Prevalecerá o bom senso? Conseguirá Xanana acalmar os ânimos? É desanimador! Mas eu confio no Xanana, um dos meus heróis de carne e osso. Paciência e persistência, amigo, "resistir é vencer".

4 comentários:

medronho disse...

A minha verdadeira (e 1ª) manifestação de rua foi a favor de Timor Lorosae. Por isso tenho muita estima quer pelo país quer pelo ENORME HOMEM Xanana Gusmão. E espero que ele (mais uma vez) consiga inverter a situação nefasta que se vive actualmente em Timor. Só ele é que pode.
p.s.: presumo que uma das reivindicações dos antigos militares seja a falta de dinheiro. Pergunto, onde estão as ajudas (monetárias) realizadas a favor de Timor? E o dinheiro do Gás natural e do Petróleo? (a Austrália dá adiantou algum, devido ao péssimo acordo feito com os dirigentes Timorenses, Mari Alkatiri e Ramos Horta), enfim! "nem todo o vinho é feito da mesma casta"

Anónimo disse...

Timor.... Creio que todos nos sentimos mobilizados por esta causa. Não sou nem, nunca fui uma pessoa dada a causa humanitárias. Não fico indiferente ao que se passa no mundo, mas muito sinceramente, a minha preocupação dura o tempo de uma conversa, o tempo da leitura da noticia...
Mas com Timor não! Trago-o presente em mim por razões muito minhas. Espero sinceramente que este Homem consiga tomar pulso à situação. É das poucas pessoas a quem reconheço valor e por quem nutro uma enorme admiração.

fernando_vilarinho disse...

coloquei há usn dias 1 comment até extenso no post "Não boicotes só a galp" e ainda não surgiu!!

Anónimo disse...

Há muiiito dinheiro em Timor: está é nas mãoes erradas! Essas mãos são, por exemplo, as dos estrangeiros que lá estão a ajudar (com e sem aspas) a reconstruir uma nação depois da famosa política indonésia da terra queimada. O problema do dinheiro que se envia para Timor é o problema de muito outro dinheiro que se envia para outras inúmeras partes do mundo: esvai-se pelos dedos dos muitos intermediários, na "logística" e noutras coisas assim e, lado a lado, vive um povo na miséria, com fome e com medo, facilmente assustável e manipulável.

Fico feliz por as Nações Unidas não se irem já embora mas gostava que a comunidade internacional não fosse lá só sacar o seu, gostava que se começasse esta nação com tudo de bom. Se não é possível numa nação tão pequena, será possível alguma vez construir uma sociedade melhor seja onde for?