sexta-feira, abril 28, 2006

Não boicotes só a galp

Esta coisa da gasolina a subir bole-me cos nervos! O aumento tem sido tão disparatado que tem posto uma pessoa como eu, completamente imune a promoções, cartões de pontos e brindes, a ir ao supermercado X para ter desconto na gasolineira Y. Sim, eu sei, não é nobre da minha parte ser assim conduzida pela coleira a fazer o que os outros querem que eu faça, mas eu preciso da merda do carro para trabalhar (felizmente, por um lado, e infelizmente, por outro, trabalho todos os dias, como manda a lei, e alguns como não manda, mas isto é outra conversa). Assim, para poupar uns tostões, ponho os meus princípios em hasta pública.

Isto tudo vem a propósito do aumento disparatado dos preços da dita cuja, ou da gasosa, como se dizia popularmente no saudoso PORTO. As minhas antenas têm andado semi-desligadas, não tenho lido jornais nem visto tv para pôr coisas e loisas em dia. Mas hoje várias informações chegaram-me via rádio:
1. o petróleo está perto dos 80 dólares/barril;
2. as maiores gasolineiras em Portugal parece que aumentam o preço dos combustíveis logo que sabem dos aumentos dos preços do crude;
3. ao que parece (que eu não entendo muito bem o economês...), esta prática é um disparate porque a galp (i.e.,petrogal) tem reservas de petróleo e não precisa de aumentar os combustíveis no dia seguinte aos aumentos do crude, pode dar tempo para acertos... consta que em Espanha as gasolineiras não fazem o mesmo;
4. a galp é a empresa mais importante em termos de fixação de preços, mas a bp e outras que tais também ajudam ao pagode da exploração dos consumidores;
5. a galp tem lucros que até metiam nojo aos cães numa altura normal, pior ainda em tempos de crise;
6. os publicitários que trabalham para estas empresas pensam que somos todos acéfalos (esta não chegou via rádio, chegou via cérebro);
7. há uma revolta surda contra estes factos que ninguém sabe como exprimir;
8. há uma sugestão : boicotar a galp e outras grandes empresas responsáveis pela manutenção desta subida artificial de preços. Deste modo, estas empresas terão que baixar os preços se nos quiserem voltar a conquistar e as mais pequenas seguir-lhes-ão os passos.

É simples, mas temos que agir concertadamente. Eu vou aderir. E tu?

6 comentários:

Miguel Sá disse...

Olá Helena, sou o miguel sá.
Não quero comentar este assunto da galp, pois não percebo nada destas coisas de adultos.
Quero apenas agradecer o facto de me ter escrito no blog, pois foi a primeira. Pode continuar a ler e a comentar se quiser.
Um beijo, miguel ( filho da duca)

fernando_vilarinho disse...

Oi Esteva!
pode parecer sacrilégio o que vou dizer a seguir, mas houve pessoal que pouco ou nada foi prejudicado pelo aumento.
por exemplo, o meu caso!
há uns 2 anos demorava em média pelo menos 45 minuto a chegar do minha casa ao work. Agora com menos tráfego uns 23, 28 minutos.
E também gasto muitos menos litros, e travôes, caixa de velocidades, embraiagem, pneus,...
E sobretudo menos seca e chatices.

É verdade que o Metro do Porto tb ajudou a reduzir o tráfego.

mas ao invés ao weekend tudo vem arejar o carro!!!


---------

btw o meu novo blog de bibliotecas lusas

http://bibliotecas-.blogspot.com

ainda está a ser desenvolvido...

bye

medronho disse...

Muito raramente vou à referida empresa encher o depósito de combustivel do meu carro. O que se passa com o Petroleo é muito simples: os governos não querem saber. Como estão dependentes de contributos monetários dessas mesmas empresas deixam essas mesmas "controlarem" os preços. Se os governos olhassem mais para os seus cidadãos nada disto estaria a acontecer. É o liberalismo levado ao extremo que leva é que os governos não façam NADA. enfim!!

medronho disse...

Se a união fizer a força...acho que sim. Gostava é que o nosso "povo" fosse como os franceses - mais interventivos! Mas não era só com a Galp, mas também com a PT, com a EDP, com a Metro, STCP......

medronho disse...

Não sei se será medo. Julgo que será mais falta de habitos. Não fomos educados para reivindicar...nem um simples livro de reclamações. Quem já não foi a um café e foi mal atendido? As futuras gerações dependem de nós mesmos. Eles seguem o exemplo dos mais velhos, a não ser que algo aconteça.
ex: a linha do metro Porto-Póvoa de Varzim demora 1h15m. Pela lei as carruagens deviam ter casas de banho - já que a viagem demora mais de 1horas - As carrugens não têm protecção (sombreiras) contra o sol. No Verão deve ser uam sauna andar de metro. Alguém protestou? Houve boicote ao Metro? Não! E é por isso que as empresas não alteram NADA. Se o povo não reclama, é pq está TUDO bem.

fernando_vilarinho disse...

tb andei na antiga flup.
pro mês que vem curioso que vou trabalhar pra lá pois o meu departamento transfere-se prá aí.

a biblioteca aonde estudei é onde vou workar agora!
só que este espaço agora ampliado em vez dos 5 ou 6 funcionários que tinha antes vai ter só dois!!!!! com + de 50 lugares sentados de leitura!!! surrealizar por aí...