sexta-feira, abril 21, 2006

Livro à sexta


Vou começar esta nova rubrica de "Livro à sexta" com um dos livros que mais prazer de deu a ler:
"A longa viagem da biblioteca dos reis: do terramoto de Lisboa à independência do Brasil".
É um livro editado pela Companhia das Letras, em 2002, no Brasil. Não sei se está editado em Portugal.
Resumo do livro: Primeiro de Novembro de 1755, dia de Todos so Santos. A população de Lisboa se apontava paar viver mais um pacato dia de feriado, sem imaginar o mal que vinha da terra. Em poucas horas, um terramoto devastador, seguido de incêndio e maremoto, destruiria a capital do Império e, junto com ela, a célebre Real Biblioteca.
É a parti deste episódio que começa "A longa viagem da biblioteca dos reis", que percorre eventos cruciais da história brasileira, sempre através dos livros. A narrativa acompanha a reconstrução do acervo da biblioteca nas mãos de Marquês de Pombal; os tempos incertos de D. Marai I; o angustiante momento da fuga da família real - que atravessa o Atlântico pela primeira vez - e as vissicitudes de sua nova vida nos trópicos, até chegar ao processo de independência brasileira, quando se pagou, e muito, pela Real Biblioteca.
Os livros porém, permitem mais: são símbolos de poder e de prestígio. carregam dons e possibilitam viajar no tempo e no espaço. Ao evadir-se de Portugal D. João não se esqueceu dos livros - que vieram em três viagens sucessivas...
A longa viagem da biblioteca dos reis refaz muitas jornadas e mostra como, por intermédio de bibliotecários mal-humorados, obras selecionadas, ilustrações raras e muitos sistemas de classificação, pode-se contar uma outra história dessa mesma nação".

O livro contém ilustrações belissímas.
A não perder!

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei. Mais um livro para eu ler. *******

Anónimo disse...

ilustrações como? assim como que a modos de bd?
corrige a d. marai I.