segunda-feira, agosto 07, 2006

Caminhadas com Lobos


Este fim de semana fui caminhar para a Serra da Peneda com uns amigos, fomos guiados pelo Pedro e pela Anabela, da Ecotura. Foi um passeio esplendoroso, iniciado ao final da tarde com direito a repasto ao pôr-do-sol no meio da serra! Caminhamos pelo planalto de Castro Laboreiro, entre ovelhas, vacas e garranos, vimos gravuras com cinco mil anos e mamoas da mesma altura. Depois do jantar, houve aula de astronomia e a caminhada continuou, ao luar, pelo planalto, acompanhada de muita e boa conversa com os anfitriões.

O Pedro e a Anabela são apaixonados pelo Lobo Ibérico e, depois de alguns anos a estudarem esta espécie, abandonaram Lisboa sem saudades e fixaram-se em Castro Laboreiro com a intenção de ajudar a preservar o lobo através de uma empresa de ecoturismo. Como? A ideia é simples: se os residentes na zona começarem a ver visitantes que vêm para explorar a região com o pretexto do lobo, que dormem nos hotéis locais e comem nos restaurantes da terra, isto é, que deixam lá dinheiro, então talvez as pessoas comecem a encarar o lobo sob outra perspectiva, compreendam a riqueza ecológica que possuem e as suas potencialidades económicas. Talvez deixe de haver lobos envenenados por estricnina ou mortos à má-fé. Ao mesmo tempo, tenta-se sensibilizar todos (turistas e habitantes) para a necessidade de respeitar e proteger o ecossistema das agressões humanas.

Simples, não é? Uma excelente ideia que me proporcionou e aos amigos com quem fui momentos quase mágicos neste Agosto demasiado quente para se passear de dia.

9 comentários:

Anónimo disse...

A Anabela e o Pedro estão de parabéns!

Anónimo disse...

Bem interessante!

medronho disse...

Sortudos.... :)

Não há mais FOTOS?

Anónimo disse...

Foi óptimo este passeio! Eu também lá estive e adorei!

Anónimo disse...

Formas de estar; coragem de enfrentar!
Exemplo a levar em conta...
Da paixão também se pode trazer rendimento justo e acertado.
Vida de lobo: independente e resistente às agruras.
... eu também gostei... mmmuuuiitttooo!

Major Tom disse...

à conclusão: biste-los ou não?

Kaos disse...

Uma boa ideia e certamente um dia bem passado. Uma ideia para um passeio a considerar.
bjs

Anónimo disse...

gostei do destaque que deste a certas palavras no teu texto...

Anónimo disse...

mudando de assunto e em continuação de um post de 11 de julho com o título "sem vergonha", pergunto:
Francis Obikwelu é campeão europeu de atletismo em 100 metros e bate o recorde dos campeonatos da europa. deve ou não pedir isenção de irs, por serviços relevantes à pátria, do prémio de participação que irá receber da fpa?