sexta-feira, janeiro 26, 2007

Um mau passo para os americanos, um péssimo passo para a humanidade

"Feixe de energia provoca sensação de queimadura e paralisa movimentos
Pentágono apresenta arma revolucionária
25.01.2007 - 19h42 Rita Siza , em Washington

O Departamento da Defesa norte-americano (Pentágono) apresentou hoje um novo e “revolucionário” sistema de defesa destinado a controlar multidões e a repelir ataques em grupo. O Active Denial System, também conhecido por Heat Ray, consiste no disparo de um feixe de energia que provoca uma sensação intensa de queimadura, suficiente para paralisar os movimentos do inimigo, sem contudo provocar danos permanentes nos indivíduos atingidos
."

Aqui está uma arma que aparentemente é óptima, "controla as multidões e os ataques em grupo" sem grandes efeitos para a saúde física dos indivíduos. Então o que me preocupa? A sua utilização para controlar manifestações. Estou perfeitamente a ver manifestações como as que houve contra a invasão do Iraque ou as acções do Greenpeace, por exemplo, a serem controladas por esta via. Com armas destas há o perigo real de os governos as utilizarem para coarctar o direito dos cidadãos a manifestarem-se contra as suas medidas. São armas contra a democracia e pouco podemos fazer contra elas - excepto estarmos atentos para impedirmos que voltem para nós o seu feixe "inócuo".

2 comentários:

Kaos disse...

Não sabia disto, mas é, como dizes um atentado à liberdade. Podem inventar as armas que desejarem que no dia em que um povo se revolta nada a detem.
bjs

Kaos disse...

Não é força, é desespero, mas olhando para a história vemos que mais cedo ou mais tarde tudo muda. Esta gente vai cair um dia e só espero estar cá para o ver.
bjs