domingo, janeiro 28, 2007

Para fazer pensar no sim

1.
As razões do meu sim

Voto sim porque a mulher tem o direito a decidir por si sobre o seu corpo, a sua vida, a sua gravidez.

Voto sim porque nenhuma mulher merece ser presa por abortar.
Voto sim porque uma criança só deve nascer se tiver pais que a desejem, a acarinhem, a amem. Pais que tenham possibilidade de proporcionar uma vida feliz e digna a essa criança, sem maus-tratos, fome, tristeza, abandono.
Voto sim porque acredito que um erro de contracepção de dois jovens não deve marcar a sua vida para sempre ao obrigá-los a serem pais quando ainda não sabem o que querem da vida.
Voto sim porque há mulheres e homens com vidas tão difíceis e cruéis em que um filho só viria aumentar as dificuldades.
Voto sim porque sou pai de duas fantásticas meninas e sei o quanto é preciso querer um filho para lhes poder proporcionar um crescimento saudável e não reconheço essa capacidade em muita gente.
Voto sim porque o aborto é um acto tão física e psicologicamente duro que ninguém o faz sem ponderar muito.
Voto sim para acabar com o negócio do aborto clandestino e das suas consequência para as mulheres.
Voto sim porque os métodos contraceptivos por vezes falham.
Voto sim porque algumas das "futuras" crianças iriam ser criadas por familias tão incompetentes e em tão grande crise de afectos que não merecem tal vida (que em muitos casos é mais uma questão de sobrevivência)
Voto sim porque a tão apregoada alternativa não existe. As instituições de acolhimento são poucas e se algumas funcionam bem, outras são depósitos de crianças. E quanto à adopção, todos sabemos os entraves da lei para quem quer adoptar.

Finalmente voto sim porque não devo ser eu a decidir pelos outros e sim cada uma das mulheres e seus parceiros. E só votando sim lhes dou essa possibilidade.

Colocado por patologista no Propriedade Privada


2.
Num tom mais irónico, mas igualmente muito interessante, os textos de Filipe Castro no Oeste Bravio (este e este).

13 comentários:

Anónimo disse...

"Voto sim porque algumas das "futuras" crianças iriam ser criadas por familias tão incompetentes e em tão grande crise de afectos que não merecem tal vida (que em muitos casos é mais uma questão de sobrevivência)"

e se a futura e incompetente mãe não quiser abortar? dá-se logo uma joelhada? cheira-me a eugenismo.

Kaos disse...

Eu voto sim por todos os motivos que referes, mas sobretudo por ser o que a minha consciencia me diz.
abraço

patologista disse...

Obrigado pela referência.
Se quiseres recordar Bill T Jones, passa lá pelo nosso tasco.

Anónimo disse...

Eu voto sim, no entanto não concordo que a decisão seja da mulher, é preciso duas pessoas para fazer uma criança, por isso a decisão deve ser tomada em conjunto, e se o homem quiser essa criança a mulher não tem o direito de fazer o que bem entender, já chega terem o poder de engravidar sempre que queiram e infelizmente continua a ser o truque mais antigo de sempre para "casar".
Urtiga

Bart Simpson disse...

ó anónimo, mas tu és daqueles machistas que diz não à camisinha? E também és machista noutras coisas ou é "só" nisto?

Anónimo disse...

Por acaso não sou machista, até porque sou mulher, sou é a favor da igualdade e acho que não disse nada que pudesse ser considerado machista.
E se reparaste assinei Urtiga, por isso não sou anónimo.
Como pensei que este blogue fosse democrático só expressei a minha opinião, mas infelizmente nem todos conseguem entender o que se escreve.
Urtiga

Anónimo disse...

Concordo com a Urtiga cuja opinião considero bastante sensata e não machista. Como ela acho que as criancinhas não são exclusiva propriedade das mães e considero que para se poder abortar ambos os progenitores devem estar de acordo, por isso o aborto deveria ser a pedido do casal e não apenas da mulher.
PS- Também sou mulher

Anónimo disse...

eu posso atestar que o anónimo que assinou "urtiga" é de facto mulher.

kimikkal disse...

voto sim.

Também dei a minha opinião sobre o assunto no 7M.

kimikkal disse...

voto sim.

Também dei a minha opinião sobre o assunto no 7M.

Anónimo disse...

além de atestar que o anónimo que assinou "urtiga" é de facto mulher, fui informado que a mesma encontra-se na fase de gravidez. atesto também que é casada há já alguns anos pelo que não teve que recorrer ao "...truque mais antigo de sempre para "casar"..."

parabéns urtiga e lacrau.

Anónimo disse...

p.s. isto agora fez-me lembrar uma história verídica que se passou com uma conhecida minha que ao ter conhecimento que uma amiga sua estava grávida disse-lhe "que mau, e vais abortar?" ao que a sua conhecida respondeu: "claro que não, nós queremos esta criança"

isto não é uma piada pró-sim nem pró-não, é apenas uma piada verídica com muita piada.

Anónimo disse...

E quando escrevi isto ainda não sabia que estava grávida, mas mantenho a minha posição.

Urtiga