terça-feira, julho 11, 2006

Sem vergonha

Mundial 2006
Federação vai pedir ao Governo que isente
Selecção do pagamento de IRS
11.07.2006 - 08h18 Lusa

A Federação Portuguesa de Futebol vai pedir ao Governo que isente de IRS os prémios de participação no Mundial que serão pagos aos jogadores, cerca de 50 mil euros por cabeça.


De acordo com o "Jornal de Negócios", a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) entende que os prémios de presença e em função do resultado que os jogadores da selecção receberam pela sua participação no Mundial da Alemanha (no qual ficaram em quarto lugar entre 32 equipas) devem ficar isentos de imposto porque a Selecção contribuiu para a "divulgação e prestígio" do país.

O presidente da FPF, Gilberto Madaíl, disse ao "Jornal de Negócios" que "a pretensão vem de anos anteriores", mas agora, mais uma vez, "há a firme intenção de repetir o pedido junto do Governo uma vez que entendemos que esta isenção decorre dos princípios e das normas legais em vigor".
Público on-line

Já não basta que a banca não pague impostos como devia e que, ainda por cima, apresente lucros renovados todos os anos (ver a mesma edição do Público), agora estes senhores jogadores que vão receber um "prémio de participação" por terem feito muito bem (na opinião de quem percebe do assunto) aquilo que lhes pagam para fazer também querem ser isentados do pagamento do IRS.

Segundo o Madaíl, isto é legal e tem precedentes. Estas duas afirmações são preocupantes. Se tem precedentes, não devia ter porque já estamos em crise há montes de tempo e eu andava com a ideia de que era precios que todos os eurozinhos possíveis fossem parar aos cofres do estado. Afinal não são bem todos... Se é legal, não devia ser. Em todas as profissões, há pessoas que são excelentes no que fazem e muitos deles não recebem qualquer benefício por isso. Conheço muita gente assim e todos eles TÊM que pagar impostos, não podem alegar os bons serviços prestados à pátria.

Este país é uma rebaldaria e a vontade que dá é arranjar outro, mandar um mapa do parlamento à Al-qaeda ou então descobrir como se consegue fugir aos impostos.

11 comentários:

Anónimo disse...

olha minha, este teu post responde ao teu post anterior.
venha o próximo mas muda de assunto.

Anónimo disse...

Ficam só em quarto lugar, recebem prémios de jogo e ainda não querem pagar!!!Quanto ao prestígio de Portugal no estrangeiro, não sei se concorde uma vez que a seleção ficou conhecida pelas simulações e "mergulhos" ao bom estilo tradicional do chico-espertismo português.

Anónimo disse...

Ficam só em quarto lugar, recebem prémios de jogo e ainda não querem pagar!!!Quanto ao prestígio de Portugal no estrangeiro, não sei se concorde uma vez que a seleção ficou conhecida pelas simulações e "mergulhos" ao bom estilo tradicional do chico-espertismo português.

Kaos disse...

A proposta parece querer respresentar uma espécie de reconhecimento do trabalho feito pelos jogadores no campeonato do mundo. Mas será isso necessário e justo. Penso que não, já que todos nós trabalhamos todos os dias, o melhor que podemos e sabemos e ninguem propõe que sejamos recompensados por isso. Antes pelo contrário, somos controlados para ver se não fugimos com um euro aos impostos. Haja justiça por favor
bjos

Anónimo disse...

Se o scolari me tivesse convocado, eu ia ao Mundial de graça! Vá, não gozem com quem trabalha. O prémio é merecido, mas os impostos também!

Anónimo disse...

o prémio é merecido?

Anónimo disse...

Zimbro Vermelho, ainda acreditas na justa correlação entre o trabalho realizado e a recompensa pecuniária? É tão bom ser adolescente...

Bart Simpson disse...

merecido ou não, o montante é para pagar. Ou à moral ou comem todos?

Anónimo disse...

"...ainda acreditas na justa correlação entre o trabalho realizado e a recompensa pecuniária? É tão bom ser adolescente..."????????????
meu, só perguntei "o prémio é merecido?"
pista: e não me refiro à classificação/prestação dos tipos.

Anónimo disse...

Kaos, desculpa. Não percebi bem.

Anónimo disse...

Zimbro, desculpa. Não percebi bem!