domingo, julho 02, 2006

Oblivion

Pronto, ganhámos outra vez.

Vamos continuar a não ter notícias televisivas, a não ser em rodapé. O povo vai continuar a preocupar-se com o circo, sem querer saber do pão. E eu já não posso ver bandeiras portuguesas - dão-me "gómitos".
Sim, eu sei que as pessoas têm que se divertir e que ter uma certa dose de prazer na vida. Mas incomoda-me toda esta mobilização por causa de uma coisa como o mundial de futebol. Queria ver pessoas com bandeiras a dizer: "Governem-nos como deve ser" ou "Queremos mais árvores e menos incêndios" ou "Resolvam o problema no Médio Oriente JÁ!!!" Mas não. É só bandeiras de futebol - não as confundam com bandeiras de Portugal. Ainda hoje vi na TV um cachecol que tinha escrito "amo-te Portugal". Ora, eu gostava de saber se quem o exibia queria mesmo dizer aquilo, ou se queria dizer apenas "amo-te selecção nacional de futebol" ou "estou bêbado como o carago" ou coisa que o valha. É que eu tenho uma teoria que nós não amámos de facto o nosso país, se o amássemos mesmo teríamos deixado a coisa chegar ao ponto a que chegou?

Se eu não soubesse, diria que este campeonato do mundo tinha sido uma coisa orquestrada pelo Sócrates ou pelo Bush para nos distrair do essencial, já repararam na quantidade de coisas graves e sérias que se estão a passar no mundo e às quais ninguém dá atenção, se é que sobre as mesmas chega a ser informado?...

21 comentários:

Anónimo disse...

Esteva:
A situação actual só comprova que as "tempestades de areia" não são só de areia nem acontecem só nos desertos. Também acontecem a nível mundial - pelo menos é a comparação que eu faço, pois estes acontecimentos funcionam como tal, atirando areia para os olhos de milhões, enquanto o resto do mundo continua a ser torturado por uns quantos...
Esperemos que, depois da tempestade, ao menos as pessoas se lembrem de fazer algo mais do que dar trabalho às empresas de cerveja...
Fica bem

medronho disse...

Esteva ainda bem que não moras nos EUA. Nós aqui neste rectangulo à beira mar plantado SÓ usamos a Bandeira de Portugal (actualmente) de 2 em 2 anos...e durante 3 semanas (máximo).
Nos STATES tinhas que ver essa imagem TODOS os dias.
(a maioria dos países europeus usa a sua bandeira com muita maior intensidade que os portugueses)
Não estamos habituados...só isso! Mas passa...

medronho disse...

O futebol mexe multidões. É a única coisa em Portugal onde há uma única voz. Quem é que se lembra do desemprego após um jogo? Quem se lembra do IRS? Das alterações do Governo? Das medidas para a Saúde e Educação?!
Pelo menos durante umas horas as pessoas são livres de preocupações.
Vida dura...a nossa!
(é o FADO, lol)

Anónimo disse...

CRIEM-SE BANDEIRÓDROMOS, PORRA!

Anónimo disse...

já agora, alguém viu o lawrence d'arábia que passou na 1? eu vi e só interrompi para ver os penálties que são a melhor invenção desde a invenção do futebol.
amo demasiado o futebol ao ponto de não unir a minha voz aos urros dos outros.
quem urra em uníssono durante os mundiais e europeus não percebe a ponta de um corno de futebol... nem dos símbolos da pátria.
estes períodos são férteis em atentados tanto ao futebol como aos símbolos da nação como a bandeira e o hino. vá lá que não atentam contra o presidente da república, seja ele quem for, nem contra a constituição. existem leis que punem esta classe de prevaricadores. lembram-se do joão grosso? mas quando se vê políticos a descerrarem lápides com a bandeira nacional (que só existe para ficar enfiada no alto de um pau, ou a meia haste), está tudo dito, dá-se abusos também à populaça.
e voltando ao joão grosso, acho mais grave cantar o hino com a mão direita sobre o coração do que canta-lo em versão de música ró. uma coisa é arte outra é parvalheira.
mas mais alguém assistiu ao El Aurens?

Anónimo disse...

Há dois tipos de pessoas que me irritam: 1) as que não percebem nada de futebol e que apanham bebedeiras nesta altura, 2) as que não gostam, não percebem de futebol (e orgulham-se disso)e que o culpam por todos os males do mundo. Ambos são terrivelmente chatos, infernizando com comentários a despropósito e doutas ignorâncias quem GOSTA de futebol. Eu sei que vos pode parecer estranho, mas os amantes de futebol (não os confundam com os cromos da cerveja e bandeira no carro)existem e são DISCRETOS. Critiquem os cromos, digam mal da pátria mas deixem o futebol em paz, porque ele não tem culpa.

PS: O povo fuma o ópio que quer, paciência!

Anónimo disse...

Rafa:
Ponto 1. eu não pertenço a nenhum dos grupos. Quase reunia as condições para pertencer ao grupo 2, mas não considero o futebol responsável por todos os males do mundo... Considero-o apenas um triste reflexo do estado a que tudo isto chegou, depois de tantas utopias, sonhos e desenvolvimentos técnológicos. É um reflexo do anti-clímax em que vivemos e que tanto me custa a engolir. Mas não é o único exemplo, é apenas um entre montanhas de outros de que aqui vou falando, para ver se me mantenho acordada.

2.Que eu saiba, também não pertenço ao grupo 2 porque não infernizo a vida de ninguém com as minhas opiniões, não sou fanática, não desligo a televisão cá de casa quando alguém está a ver Tv, não fico na mesma sala a perorar alto e bom som sobre o assunto de modo a que os outros não vejam futebol. Eu respeito os gostos dos outros, desde que me não incomodem (e quantas vezes os respeito também quando me incomodam...). Se eu te mandasse cartas anónimas e mails massivos sobre o assunto é q seria infernizar. Estou apenas a opinar.

3. Sou é infernizada muitas vezes, na pacatez do meu dia-a-dia, por pessoas que gostam de futebol e que são muito pouco discretas nessa paixão.

4. Eu acho que o povo deve fumar todos os ópios que quiser MAS penso que quem toma as decisões que afectam o povo devia fazer o seu melhor para que o povo fume criticamente a sua cachimbada. Isto é que é verdadeiramente o busílis da coisa.

Anónimo disse...

olha, pra mim o madaíl está no 1º grupo.
mas vocês sabem quantos convites eu recebi no euro2004 e neste mundial para assistir aos jogos com cromos que nunca ligaram a ponta de um corno ao futebol? e de gente que passa a vida a gozar-me por eu assistir aos jogos de futebol in-loco. e essa gente que se diz minha amiga ainda teve o desplante de enfiarem-se em carros para andarem por aí a buzinar para comemorarem o 2º lugar conquistado em casa contra a grécia. só a tiro de canhão.
até a minha irmã que nunca ligou ao futebol anda feita trenga a marcar lugar no café para assistir aos jogos dos tugas e para cúmulo deixa as filhas lá em casa para chatear a cabeça ao tio. um gajo nem ao el aurens pode assistir à vontade. e a minha sobrinha mais velha que fez à pouco 7 anos já foi mais vezes ao futebol do que a mãe e o pai juntos. sinto que estou a educá-la bem. venha a mim a mais nova.
cresci a ver os mundiais e a coleccionar cromos de futebol.
o primeiro mundial que me recordo de assistir foi ao argentina78. pena não saber por onde anda o cromo do mário kempes.
quem se lembra das histórias do naranjito no espanha82?
depois um gajo chega aos 15/16 anos e tem o privilégio de ver a equipa de futebol da federação do seu país num mundial pela primeira vez na vida (não estou a contar com o inglaterra66 pois na altura não era nascido) e leva com o saltillo nos cornos que nem sabe de que terra é.
depois a malta admira-se por eu apoiar a selecção argentina. vocês sabiam que os jogadores argentinos prescindiram dos prémios de jogo há 4 anos atrás, quando o país passou uma terrível crise económica?
p.s. nesta fase alguém raramente me convida para assistir aos tugas porque já estão fartos que eu os insulte, um ou outro trengo(a) de vez em quando esquece e comete o erro, mas já está melhor. só assisto aos jogos de futebol com pessoal da minha laia.

Anónimo disse...

eu estou no lado daqueles que dão números aos diferentes grupos. por exemplo, o rafa não pertence nem ao grupo 1 nem ao grupo 2. ele está do lado de cá, tal como eu. mas tu não estás, pertencerás a um outro grupo. não quer dizer que o teu grupo irrite-nos tanto como os outros, mas que estás, estás.

Anónimo disse...

Mas que raio de errado tem o futebol????

Não gostam não comam!

E o que tem de errado as bandeiras??

Bem, tirando o facto de serem fabricadas na china, e serem mal feitas... que mal tem se as pessoas de 2 em 2 anos gostam de andar com elas atrás?? Somos "livres"...
Esteva, pensa que nem todos vivem como tu, com nós ... grande parte da população, vive do e para o trabalho e não faz mais nada da vida tirando sair de carro ao domingo!! Pelo menos agora e nestes tempos sempre lhes ocorre algo diferente!

Quanto às noticias... sim, é verdade que exageram na dose, futebol, ... mas antes o futebol que "casa pia" ... e outros que tal que nem deveriam ser noticia.... (e temos sempre a RTP2 que é uma boa alternativa).

Um mês, de 2 em 2 anos (quando calha), quebrar a rotina e viver o futebol, quem quer, pois quem não quer não é obrigado.. (pode fechar a porta e ficar em casa) ou ir caminhar para o Gerês, lá onde poucos chegam.... Qual é o mal??

E melhor ainda, é uma boa altura para aturar os anti-Portugal (Zimbro e outros), ... sem o futebol eles não se podiam libertar de pressões e desilusões que os atormentam desde que nasceram :-)))))

Anónimo disse...

ainda estou a pensar em que grupo coloco este gajo.
além disso não sou anti-português. eu até costumo dizer: jovem queres ser patriota? então ou serviço militar ou serviço cívico, mas cumpre com as tuas obrigações.
eu levei com 5 anos e 7 meses de tropa e ainda não estou refeito do trauma, mas deu para aprender a respeitar tanto a bandeira como o hino. são coisas não decorativas ou para qualquer ocasião.
agora, uma coisa é certa, não sou obrigado a levar com a equipa de futebol da federação portuguesa de futebol. no futebol sou livre a escolher aqueles que quero seguir e urrar. viva o Rio Ave. viva a Argentina.

Anónimo disse...

senhores e senhoras acabaram a assistir a uma discussão entre dois professores e a vida que cada um leva. (não há sapinhos por aqui?)

Anónimo disse...

Esteva:

O teu problema é mesmo esse. Não percebes que existem pessoas
«do lado de cá»(Zimbro). Isso torna-te catastrofista, pseudo-idealista, e "orgulhosamentesozista". Por muito que te julgues especial...


P. S. - Claramente, o Madaíl pertence ao grupo 1.

Anónimo disse...

Pois Esteva, mas eu conheço-te, minimamente, para dizer que vives a vida... foi o que quis dizer no meu post ('Nem todos vivem como tu...')... enquanto há muita gente que não a vive. Talvez por não saber viver, talvez por esta ou aquela razão não o poder fazer. Não me referi a TRABALHO nem à sua "intensidade" ou valor.

Dai que pelo menos nestas alturas larguem a monotonia do seu dia a dia e exaltem os seus estados de pasmaceira em que vivem... deixa-los viver e aproveitar estes bons ventos que nos trazem o futebol....
Sem casa Pias, sem Incendios, sem guerras, sem miséria, pobreza ou fome ... se bem que tais "bichos" permanecam adormecidos durante 1 MÊS! (achas muito?? de 2 em 2 anos quanto muito?)

Mas descança, que mal acabe esta bonanza, terás de volta o nosso malfadado dia a dia e as noticias voltarão a retratar a nossa realidade.

Senhor dos Sapos, aka Zimbro,
a selecção não é do Madail nem do Scolari! É NOSSA, é a portuguesa. Eu tb discordo com mt coisa que esses 2 fazem ou fizeram, mas ainda assim apoio PORTUGAL.

5 anos de tropa???

Anónimo disse...

Pois Esteva, mas eu conheço-te, minimamente, para dizer que vives a vida... foi o que quis dizer no meu post ('Nem todos vivem como tu...')... enquanto há muita gente que não a vive. Talvez por não saber viver, talvez por esta ou aquela razão não o poder fazer. Não me referi a TRABALHO nem à sua "intensidade" ou valor.

Dai que pelo menos nestas alturas larguem a monotonia do seu dia a dia e exaltem os seus estados de pasmaceira em que vivem... deixa-los viver e aproveitar estes bons ventos que nos trazem o futebol....
Sem casa Pias, sem Incendios, sem guerras, sem miséria, pobreza ou fome ... se bem que tais "bichos" permanecam adormecidos durante 1 MÊS! (achas muito?? de 2 em 2 anos quanto muito?)

Mas descança, que mal acabe esta bonanza, terás de volta o nosso malfadado dia a dia e as noticias voltarão a retratar a nossa realidade.

Senhor dos Sapos, aka Zimbro,
a selecção não é do Madail nem do Scolari! É NOSSA, é a portuguesa. Eu tb discordo com mt coisa que esses 2 fazem ou fizeram, mas ainda assim apoio PORTUGAL.

5 anos de tropa???

Anónimo disse...

e 7 meses, 5 anos e 7 meses.
além disso no méxico86 não existia o madaíl nem o scolari. e no coreia/japão2002 não existia o scolari.
agora, o facto de até a minha irmã andar para aí feita trenga com a selecção de 2 em 2 anos é que me mói o cabeço. não é por ela, mas sim pelas minhas sobrinhas. felizmente que quem faz a cabeça delas no que respeita o futebol é a minha mãe, e ela tem a mesma opinião nos que respeita à dupla maravilha e demais assuntos. por isso a educação das minhas sobrinhas está assegurada, nem me preciso preocupar muito com isso. mas elas não se livram é de ter uma mãe assim.
este é provavelmente o post com mais comentários, nem o populódromo. será pelo futebol?

Anónimo disse...

Vês Esteva??
A irma do Homem, resolveu quebrar a monotonia ;-) do dia a dia...
e como o irmão da irmã, o Homem, não "troce" pela selecção, fica em casa a fazer de babysitter ... se ao menos a mãe da irma do Homem, ou seja a Avô das sobrinhas do Homem fosse do Guimarães elas teriam a cabeça "bem feita" assim sendo com tão "vis" mentes, estão também condenadas como o próprio Homem....

Anónimo disse...

e o homem que bate na mãe ataca outra vez (o sócio das meias). não tenho nada contra o facto de um filho bater na mão, antes pelo contrário, se uma mãe bate num filho, nada mais justo que volta e meia leve umas bofetadas bem dadas só para atinar. há quem construa países assim, há quem construa reputações e fortunas. faz parte da natureza humana o atina ou levas nos cornos. é um sinal de superioridade nossa sobre todas as outras espécies que por cá andam. é por estas e por outras que os bípedes vingaram e o polegar neste caso tem influência. com uma mão segura-se a face da senhora pelos queixos e o polegar ajuda nesta tarefa e com a outra lá vai bordoada.
aliás, não seria um mundo melhor se resolvêssemos tudo à lei da bofetada? e que jeito faria umas bofetadas de 2 em 2 anos. ia tudo para o campo pequeno e toma que já levas.

Anónimo disse...

p.s. onde se lê "um filho bater na mão" deve-se ler "um filho bater na mãe"

Anónimo disse...

hoje saí às 17:45. acabei o serviço um pouco antes e matei o tempo que faltava. mas nem sempre é assim.

Anónimo disse...

hoje saí às 17:45. acabei o serviço um pouco antes e matei o tempo que faltava. mas nem sempre é assim.