sábado, junho 17, 2006

O Santo-Populódromo

Eu até gosto do povo especialmente se tomado individualmente. Acho-lhes piada, sabem ditados populares completamente extraordinários que usam no dia-a-dia por dá cá aquela palha, sabem quando plantar as alfaces, como pagar o favor de termos posto areia no campo do vizinho durante um ano (não é com uma garrafita de qualquer coisa cara, é arando-lhe o campo, aprendam!).

Mas.

Hoje fui acordada às SETE da manhã com foguetes - sem grande esforço, lá conciliei o sono. Às OITO E COISA ouço do lado de fora da MINHA casa uma daquelas bandas populares muito afinaditas e tudo a brindarem-me com qualquer coisa que o cérebro não reconheceu. Lá conciliei outra vez, pensei "moça, põe-te fina, festa é festa e eles até tocam bem, tem lá paciência..." e tentei acalmar o moço, que estava com ar de não perceber se eles estavam a tocar na sala ou mesmo dentro do quarto.

Passado mais um tempinho de sono começo a ouvir qualquer coisa sobre o bacalhau de alguém, sobre bater o pé, sobre uma tipa a queimar sardinhas, TUDO ISTO EM MEGAFONES DISPOSTOS DE MODO A QUE NÃO HOUVESSE ALMINHA VIVA QUE PUDESSE DORMIR! O pior é que a festa só acaba na segunda-feira à noite. Emigro? Migro? Vou comprar uma G-3? Chamo a TVI?

Já tomei, que remédio, o pequeno-almoço e ao som destas músicas inomináveis tive aquilo que considero ser uma BOA ideia: em todos os concelhos do país devia ser criado um SANTO-POPULÓDROMO! Uma coisa tipo Palácio de Cristal, para onde se levasse a música, as bifanas, as sardinhas, os marmelinhos, em suma tudo. E eu poderia finalmente dormir. Se houver mais uns queixosos fazemos uma petição, certo?

7 comentários:

Anónimo disse...

Custa ser de esquerda e ter de aturar o povo-povão. Vamos lá à petição...para perdermos, claro! Mas tens a minha solidariedade.
Do Olival with love...

Bart Simpson disse...

"bole-me cos nervos"!.
Essa não conhecia. Só para tua informação, se é que não sabes: a Rádio Festival, estação de rádio altamente pimba, celebra anualmente um desses ajuntamentos no palácio de cristal.
Diz quem já viu que é o fim da picada da piroseira.
To Olival with love...

Kaos disse...

Bom dia
A melhor solução é tentar arranjar o programas das festas existentes na terra e, nessas datas, fugir para bem longe. Aproveita-se e vais-se passar uns dias descansados num qualquer local calmo enquanto se espera que acabe o arraial. Ou então, em alternativa, se não os podes vencer junta-te a eles.
bjs

Anónimo disse...

acho piada a esta gente urbanizada até às raízes dos cabelos que querem acabar as suas vidas no sossego e paz do campo.
depois queixam-se das festarolas dos camponeses, que o sino da igreja está muito perto e não respeitas aos décibeis estabelecidos por lei, que toda a gente se conhece, logo conhecem a vida de toda a gente e que falam pelos cotovelos e pelos joelhos, enfim... muita série britânica televisonada durante a juventude.
mas dou-te o conselho que dei há alguns anos a um conhecido que queria e foi morar para a aldeia, e que entretanto já desistiu: queres paz e sossego, e que ninguém te conheça? vai morar para lisboa ou para o porto. enfia-te num daqueles arranha-céus à portugal, naqueles que ninguém se conhece nem se cumprimenta independentemente dos anos que lá habitem, naqueles que são tão isolados de tudo e de todos, nem os zés pereiras nem os foguetes ouves, e nem o compasso lá passa.
vai para a grande cidade, menina, vai para a grande cidade. é que quando chegaste ao mundo rural, já o povinho lá estava.
e não sei porquê, mas ler o teu texto e olhar para a foto daquela senhora que aparece nos comentários, não deixo-me de questionar: mas aquela não é a evita? :)))))))))))))))))))))))))
"...They are illusions
They're not the solutions they promised to be / The answer was here all the time / I love you and hope you love me / Don't cry for me Argentina…" :)))))))))))))))))))))))))

medronho disse...

Zimbro fiquei sem palavras ao ler o teu comentário =:)

Cláudio disse...

Olá Esteva!

Respondendo ao teu pedido, aqui vai...

Ainda ando a tentar descobrir como é que se coloca um clip de áudio no blog. Enfim, sou um bocado novato nestas coisas...

Quanto a clips de vídeo é fácil: podes escolher o que quiseres no You Tube (http://www.youtube.com), só tens de copiar uma espécie de endereço onde diz "Embed". Depois ao criares o teu post, "colas" isso na secção onde diz "Editar Html".

Vais ver que é fácil e que a partir de agora tens a possibilidade de transformar o teu blogue numa mini-discoteca...

:)

Anónimo disse...

blogue mini-discoteca?
mas isso não vai incomodar a populaça?