sábado, junho 03, 2006

Hoje, ganhei o dia

Cantiga partindo-se

Senhora,partem tão tristes
Meus olhos, por vós, meu bem,
Que nunca tão tristes vistes
Outros nenhuns por ninguém.

Tão tristes, tão saudosos,
Tão doentes da partida,
Tão cansados, tão chorosos,
Da morte mais desejosos
Cem mil vezes que da vida.
Partem tão tristes os tristes,
Tão fora de esperar bem,
Que nunca tão tristes vistes
Outros nenhuns por ninguém.

João Roiz de Castelo Branco (séc. XV)

Professora: Reparem nas hipérboles que servem para sublinhar a intensidade do amor e da dor da partida!
Aluno ( de catorze anos, sério, e com aquele brilho nos olhos): Professora, pode não ser um exagero, pode ser verdade...

Digam lá que hoje não ganhei o dia?

3 comentários:

Anónimo disse...

olá. Como sabes este poema é maravilhosamente cantado por um dos manos Salomé: já não sei se o Vitorino, se o janita. É das canções que me fazem arrepios. Se não sabias, aconselho vivamente e se arranjares o álbum agradeço o "emprestanço" cá para os lados do Olival. Beijos. E.

Anónimo disse...

É fácil - vai ao google e deves encontrar a discografia dos manos salomé. Eu não tenho o CD e talvez tenha em cassette mas já nem sei e muito menos onde andam as cassettes... Mas que é uma canção de arrepiar..é! Beijos. E do olival

Anónimo disse...

não conhecia (não seria de esperar, né esteva? eheh), mas concordo. é lindo!!! de arrepiar..

ganhaste tu o dia e nós também! será ingenuidade ou será mesmo possível não ser um exagero mas sim a verdade?...

quero acreditar que não seja um exagero...

ps: tens que mostar ao teu aluno estes comentários. de certeza que o ajudará a se dedicar mais, não?