sábado, junho 10, 2006

ELS COMEDIANTS

Que percebo eu disto? Nada, como de quase nada. Sei que adoro teatro e literatura e quinta-feira fui ao TEATRO!!!!!!!!!!! Ver uma peça que unia as duas coisas magnificamente!!! E nem as maiúsculas nem os pontos de exclamação exprimem o prazer que me deu assistir ao que assisti, nessa noite, no Teatro Aveirense, apesar da sua sala desoladamente meia-vazia.

No palco, Senhores, a companhia catalã “ELS COMEDIANTS” representou “As Mil e Uma Noites” num cenário que lembrava o “Fahrenheit 451”, mas que não evocava a ficção - antes a realidade da destruição da Biblioteca de Bagdad quando a cavalaria chegou para trazer a democracia, trazendo Guantanamo em vez disso… Os personagens tentam salvar dos escombros, das cinzas, o que resta da memória do mundo e é então que aparece uma Sherazade de agora que lembra a outra e as suas histórias. Com cor, movimento, luz e sombra fez-se um espectáculo crítico, divertido, complexo e simples, BELÍSSIMO, como é muito raro poder ver em Portugal. BRAVÍSSIMO!!!!

P.S. O Teatro Aveirense, que tem tido uma excelente programação, recebeu esta EXTRAORDINÁRIA companhia catalã. E que fizeram os aveirenses? Ficaram em casa! Eu ainda fiz barulho por vários e gritei “bravos” na altura dos aplausos para disfarçar o vazio da pequena sala, mas o silêncio estranho das cadeiras vazias perante uma das melhores companhias de teatro que existem é vergonhoso. É nestas alturas que os tipos que são contra a arte arranjam argumentos para dizer: estão a ver, o povo não gosta, dê-se-lhes televisão que é mais barato e sobra mais para os shoppingues centeres.

Já agora, escrevam ao Teatro Aveirense, ao Cineclube Aveirense, ao Rivoli, ao São João, e peçam-lhes que vos enviem as programações. Eles enviam DE GRAÇA, GRÁTIS, SEM PAGAR NADA, por mail ou por correio à moda antiga. A câmara de Santa Maria da Feira também o faz e a de Estarreja também, (até a de Albergaria me manda umas quatro páginas A45, em que na secção “cultura” aparecem as recolhas de sangue…). E assim ficamos a saber que um dia podemos sair de casa e voltar em estado de graça como eu me senti, no final do espectáculo de quinta!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá. Eu vi a peça no Rivoli (cheio), dias antes e , atendendo ao que já conhecia desta companhia, esperava mais. Certo, a ideia é gira mas pouco desenvolvida no seu lado crítico, digamos que tem demasiado de " Contos das Mil e uma Noites". Não fui a única a pensar assim, no entanto, houve aplausos de pé mas menos do que tem sido habitual. Estivemos na primeiríssima fila!!! Roída de inveja!!!?? Beijos. E. do olival