sexta-feira, março 10, 2006

O Pai da Democracia

Soares amuou. Durante toda uma vida andou a lutar pelo povo e pelo poder do povo, leia-se democracia. O povo é um mal agradecido, um esquecido, um ingrato - e Soares zangou-se.
Nós ainda não sabíamos, eu pelo menos não sabia, deve ser culpa minha. Ontem fiquei a saber. Na qualidade de ex-eleito para presidente desta coisa a que chamamos país durante dez anos, foi à tomada de posse do actual eleito. Lá ir, foi. Mas não aplaudiu nem cumprimentou quem o povo elegeu. É que, ao contrário daquilo em que toda a vida o pai da democracia acreditou, o povo enganou-se. Soares é que devia ter sido eleito. Aliás, ele nem sabe para que raio se fizeram eleições, então não se estava mesmo a ver que ele é que era? Agora, para eu ficar mesmo, mesmo, espantada só me faltava que SóAres impugnasse as eleições por inimputabilidade dos eleitores...

15 comentários:

Anónimo disse...

e que tal uma t´shirt com a cara amuada do soares?

Anónimo disse...

Estava a ver q não dizias nada... mas a cara amuada do soares? não, prefiro a tua!!!

Anónimo disse...

támos no pátio (eu, o medronho o sherpa... e o lobo mau)

DuK disse...

O Sr Soares realmente portou-se mal! Assim como toda a esquerda, tava facil de ver ( ñ é necessario ser analista politico )que com 4 candidaturas contra 1 de direita, a coisa ia cair para a direita. Agora vamos aguardar e ver o que vai dar... Enquanto o Portugues encarar os partidos como clubes de futebol e tiver comportamentos como vir para a rua de bandeira festejar uma eleição... ai meu Deus, ainda bem que eu sou anti-partidario e ainda acredito ( mas pouco... ) nas pessoas. Mas o que me chateia mesmo é as nossas eleições serem baseadas em slogans e não em projectos... isso e não obrigar os partidos a limpar o lixo que fazem e a retirar imediantamente todo e qualquer outdoor. Mas isto da politica é tão complicado que as vezes apetece nem sequer votar...

Anónimo disse...

Duk, subscrevo quase por inteiro o teu comentário. Sobretudo quando dizes algo que eu própria penso: "Enquanto o Portugues encarar os partidos como clubes de futebol e tiver comportamentos como vir para a rua de bandeira festejar uma eleição". É este de facto um dos problemas da nossa democracia: a falta de seriedade com que se encara a política, quer por políticos, quer pelos votantes. Depois de uma vitória eleitoral, poderemos em sã consciência festejar? Das duas uma: quem o faz ou é um ingénuo que ainda acredita na força da promessa eleitoral, ou é um boi, perdão, "boy" a festejar o vislumbre de um tacho mais próximo... Quanto a votar: compreendo-te, eu também tenho sempre ganas de não pôr lá os pés. Mas se não o fizer, terei legitimidade para me queixar? E aborrece-me mortalmente que os senhores políticos e os senhores jornalistas ignorem sempre a mensagem da abstenção ou dos votos em branco. Este desprezo por estas duas manifestações eleitorais é, aliás, bom sinal da baixa qualidade da maioria de jornalistas e políticos e do seu afastamento em relação aos votantes.

DuK disse...

... axo que mais de 60% da população portuguesa ñ sabe o que significa um voto em branco... eu tenho andado a votar em branco ( so votei correcto nas primeiras eleições que pude votar ).

Anónimo disse...

pra mim voto em branco é igual a voto nulo. pra isso prefiro a abstenção.

Anónimo disse...

pra mim voto em branco é: sei, lá um dia posso precisar de emprego no estado e eles ainda consultam os cadernos eleitorais embora seja ilegal.
sim, sim, ainda existem eleitores que pensam assim, pois já ouvi pessoas a dizerem isto, como têm medo absterem-se votam em branco.
quanto a desculpa da praia num dia solarengo de inverno, isso cheira-me a conversa dos gajos da cne, porque pra mim fazer praia no inverno só se for no brasil, agora que os preços estão em conta.
se quiserem reduzir o número de abstenções até dou duas alternativas:
eleições à 2a ou à 6a pró pessoal fazer ponte (desde que apresentassem o justificativo passado pelas juntas em como estiveram presentes na mesa de voto).
eleições à 4a desde que nessa semana tal como a anterior e a próxima não aja feriado que qualquer espécie.
era verem o pessoal a sair do emprego para votarem (- ó sr. lopes da silva, importa-se que dê um saltinho à mesa de voto? - ó meireles, mas a sua mesa fica a 2 horas daqui. - ó sr. lopes da silva, votar é um dever e um direito consagrado na constituição e além disso vou votar no seu candidato. – ó meireles, quer levar o meu carro?)
todo o significado que se dá ao voto em branco é uma treta, porque se servisse para reduzir o número de deputados, ou se entrassem nas contas para uma eleição presidencial, outro galo cantaria, e até eu deixaria de fazer praia no inverno.
resumindo: nunca votei em branco, voto é sempre válido, quando não tenho candidato válido abstenho-me, pois é um direito que me assiste.

DuK disse...

Esteva, tenho de assinar por bai xo quando dizes "nenhum de vocês me diz nada e eu faço questão de o vir cá dizer porque gostava de ter alguém em quem votar, um representante que merecesse a minha confiança". Zimbro vermelho, não concordo quando te referes ao voto em branco nessa perspectiva mas compreendo o que dizes e concordo com as tuas soluções para reduzir a abstenção :)) cumps

Anónimo disse...

Eu também acho que era bom que as eleições fossem em dias úteis. Haveria mais pessoas a ir votar... Mas não seria isso condicionar a vontade dos indivíduos? Não seria isso fazer uma democarcia "à força"? (Quem me responde à pro(por)vocação?)
p.s. duk, TENS q vir caminhar connosco!!!

Anónimo disse...

e que tal abrir as urnas por 7 dias? e 24 horas por dia? assim ninguém seria condicionado. e quem tivesse férias marcadas para essa altura votaria nas semanas anteriores mas desde que apresentasse na junta o mapa de férias autenticado pela empresa e pela inspecção geral do trabalho.

DuK disse...

Solução: quem votar tem direito a uma garrafa de tinto mais salpicão para toda a famelga e ainda uma t-shirt da Super Bock !! Também se pode acrescentar isenção de multa por excesso de alcool durante seis meses e free pass para o bar de alterne mais proximo ( Homens ) e um vale de compras no valor de 200 € no Shopping mais proximo e uma sessão de cabeleireiro ( Mulheres )!!!
"... e a abstenção já não existe em Portugal " dirão os noticiarios no dia seguinte...

medronho disse...

E se ninguém "fosse" VOTAR?

DuK disse...

..aí os centros comerciais fechariam nem averia novelas na TVI durante 6 meses( mulheres ). A Super Bock deixaria de produzir e o campeonato nacional seria adiado para o ano que vem ( homens )! Mas ninguem deixava de votar com os "premios" que descrevi acima... lol

Anónimo disse...

e se o otelo tivesse mandado aquela gente pró campo pequeno? estaria eu neste no momento no aparelho? seria o responsável pelo combate à abstenção? quem me dera...