terça-feira, março 14, 2006

Ioga

Não parece, mas é trabalho duro: do corpo e da mente. Sobretudo quando se é indisciplinada por natureza, como eu.
1º Aprender a dominar o corpo, fazendo sempre um pouco melhor até conseguir, ao nosso ritmo, chegar . Esta parte, que parece a mais difícil, tem sido a mais fácil.
2º Difícil, difícil, é dominar a mente que nos diz: olha para os outros, vê o que eles conseguem fazer, vê o que tu NUNCA CONSEGUIRÁS! Ou então: são quase sete horas, mas ... e se eu ficasse em casa a fazer a minha sesta? Ou ainda (nos piores dias): olha, olha, pôr os pés onde? Está bem, abelha! E para que preciso eu disto??? O que estou eu a fazer aqui??? Meto-me em cada uma!Mas a persistência tem resultados (velha lição, não é?). E uma das não menos extraordinárias "habilidades" que se aprende no ioga é a de como respirar! Controlar a inspiração, a retenção, a expiração. No fundo, a respiração é a grande metáfora da auto-disciplina, no ioga: parece fácil, mas não é.
3º Para além do difícil, há ainda o impossível: a meditação, ou seja, a ausência de pensamentos. Esta meta é verdadeiramente espinhosa: o professor pode ensinar-me a pôr os pés atrás da cabeça, mas a meditar ninguém pode, só eu... E é precisamente este o meu objectivo: aprender a desligar o cérebro do ruído, deixar que tudo flua e que nada me toque, quando assim o entender.

12 comentários:

medronho disse...

E eu a julgar que a Yoga era só relaxamento. Muito bem. Do pouco que experimentei gostei (mas não pus os pés por trás da cabeça :p) Acho que a YOGA como relaxamento é muito bom. No fim sentimo-nos muito melhor. E é dessa YOGA que gosto, e não é dos movimentos "estranhos"...ao corpo! lol
p.s.: Fernando Vilarinho e se nos desses a tua opinião sobre o Reiki?!? Há aqui vegetarianos? macrobióticos? Vou tentar a "jardineira" :)

Anónimo disse...

Os movimentos estranhos são um modo de capturar a mente durante a prática, de a obrigar a estar ali e não noutro sítio, de a obrigar a dar o seu melhor para que o corpo, aos poucos, faça aquelas coisas. e no fim, quando se consegue fazer alguma coisa "estranha, o que se sente não é que o corpo tenha conseguido, é que a mente conseguiu, e isso é fantástico. o relaxamento e a meditação são, para mim, muito mais complicados, porque estando o corpo imóvel o (meu) espírito vagueia, e não é nada esse o objectivo... mas hei-de lá chegar, num destes anos.

medronho disse...

Esteva o que esperas do teu "espirito" que pare durantes uns minutos? A meditação no fundo é o quê? Entrar em transe? (não tantrico)

Anónimo disse...

"Esteva o que esperas do teu "espirito" que pare durantes uns minutos?"... Isso seria óptimo! Será que o podemos parar por muitos minutos para podermos descansar?....

Anónimo disse...

Do meu "espírito" espero que me obedeça, é um tipo muito insubordinado e autónomo que me costuma dar mais que fazer do que aquilo que devia. A meditação é a ausência de pensamentos, é "parar por uns minutinhos", é descansar a mente. Isto digo eu, que sou apenas uma aprendiz.

Fabi disse...

Lindona tudo bem??
Pôxa tou louca pra inaugurar minhas botas mas não vai ser desta! :((( Sexta é aniversário de Léo e aí vamos comemorar no sábado... Mas a próxima vamos sim!!!!
E teu cd queres mais não? :))) quando passas aqui no Porto? Sexta a noite tou indo pra Aveiro e fico até domingo.
beijossssssssssssssss
Abraço a todos do UPB!
Fabi

medronho disse...

Mens sano in corpore sano

jardineira disse...

medronho, chamaste? pois lamento dizer-te mas eu sou mais tai-chi.*: ) E digo-te que, ao contrário do que se pensa,puxa muito pelo corpo (apesar dos movimentos serem quase todos executados em câmara lenta). E, no fim, acontece-me ficar tão relaxada que só me apetece rir. O que dá umas aulas divertidas. *:) Tenho o maior respeito pelo ioga, mas a simples ideia de ficar quieta a pensar no ar que entra no meu nariz assusta-me. *:))

Anónimo disse...

Olá, Jardineira. Gosto muito do teu blogue! Teno uma terra quase viregm pronta a ser semeada por mãos inábeis e desconhecedoras - as minhas (um destes dias vou visitar-te e faço-te umas perguntitas, pode ser que me possas ajudar).

Quanto ao Tai Chi, também gosto muito (do pouco que sei) e parece-me bem difícil!!! é pena que na zona onde vivo agora não seja nada fácil eu ter umas aulitas, mas hei-de procura descobrir um sítio. :))

medronho disse...

Olá Jardineira :)* Conheci umas pessoas que faziam Tai-Chi. E pelas demonstrações que faziam devia ser mt relaxante. E hoje é o que preciso, relaxar! Esteva :)* pegas no teu PAR DE BOTAS e começas a decalcar o terreno. Se precisares de ajuda chama os restantes "boteiros", lol :)

fernando_vilarinho disse...

gostei muito de ler o teu texto da IOGA
e agradeço o convite pra hablar do REIKI, mas agora nem 1 minuto tenho disponível. qd tiver prometo que hablo

jardineira disse...

Esteva, estou por aqui. Quando quiseres ficar uma tarde a falar de plantas. E quanto às mãos inábeis, isso é conversa de principiante. vais ver que elas aprendem depressa!:)