sábado, março 04, 2006

Cinema

O cinema entrou sorrateiramente na minha vida. O primeiro filme que quis ver no cinema foi o E.T. – todos os meus amigos foram e eu também queria, mas não pude. O primeiro que vi no cinema foi “ A Educação de Rita”, não me marcou lá grande coisa: tinha demasiadas expectativas sobre o que era IR AO CINEMA, tantas que o filme era o que menos importava… Comecei, depois, a perceber que nem tudo o que passava no cinema me interessava quando fui ver com um grande grupo de rapazes e raparigas um filme de aventuras e acção. No fim todos gostaram muito, menos eu. Ainda não sabia do que gostava, mas já se fazia luz sobre aquilo que não me agradava. Já nos tempos da faculdade, descobri o Cineclube do Porto, onde vi muito boas coisas, destacando a memória o Murnau e o Paul Newman (com o extraordinário filme “Algemas de Cristal”, argumento do Tenesse Williams, com o Jonh Malkovitch, entretanto um dos meus actores preferidos). No prematuramente defunto Festival de Cinema Europeu vi o belíssimo “Un coeur en hiver”. Importantes também foram a Casa das Artes (“Vale Abraão”, por exemplo) e o Carlos Alberto (“Chuva de Pedras”). São as vantagens de viver numa cidade como o Porto, SEM CINEMATECA!!!! mas com uns fogachos no escuro para nos alegrar o espírito. A TV, por muito odiosa que se me tenha tornado, foi também um bálsamo com “cinco noites, cinco filmes” e “o filme da minha vida”. No televisor vi aqueles dois filmes da minha vida: o do Laughton e o do Bergman. Enfim, o vídeo e o DVD completaram os danos que o cinema haveria de fazer: o prazer, a comoção, o maravilhamento, o incómodo, a beleza que proporciona são viciadores e elevam o nosso grau de exigência em relação à vida e à arte. Por isso, de vez em quando, vou botar faladura sobre uns filmitos, coisa simples e despretensiosa. Apenas porque escrever sobre algo belo é prolongar a experiência de beleza.

2 comentários:

medronho disse...

Presumo que o 1º filme que vi no cinema tenha sido um de "cowboyada", à moda antiga. Tipo Bruce Spencer e Trinita. Devia ter uns 12 a 13 anos. Quando comecei a ter mais noção de cinema comecei a frequentar o Cineclube da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde. 2 locais de culto do cinema. Muitos e BONS filmes vi nestas duas salas :) Também vi mt bom cinema da RTP2. Foi lá que VI o filme da "minha vida": As asas do desejo, de Win Wenders. E onde vi pela 1ª vez o grande filme Johnny Guitar de Nicholas Ray, Os 7 Samurais de Akira Kurosawa....Bons velhos tempos. Neste momento não suporto ver "filmes" na TV. Nem por DVD. Já não é a mesma coisa. Mas continuo fiel ao cineclubismo :))

Anónimo disse...

Olá miúda: a minha primeira vez foi " Um dia Inesquecível", do Ettor Scola, com a Loren e o Marcello Mastroianni. Na altura não percebi bem o que estava a ver, um filme excelente, com Mussolini e visita de Hitler a Itália.
Parabéns pelo Blog. Espantoso como tens genica para tudo o que sabes. e beijos de .. quem sabes.