quinta-feira, novembro 02, 2006

Sublinhados

"Esses portugueses de que você fala, que descobriram, colonizaram e criaram, somos nós, os brasileiros. Vocês são os descendentes dos que ficaram, dos tímidos, dos fracos, dos incapazes".

Cecília Meireles apud Jorge Dias, Estudos de Antropologia, vol 1, Lisboa 1990, p. 268

Foi o João B. que me enviou esta citação, da qual muito gostei. Li-a e pareceu-me que era uma excelente descrição da alma lusa.

2 comentários:

Anónimo disse...

tenho um amigo anarquista que nos anos 80 visitou o brasil, o outro brasil, aquele que não aparece nas brochuras das agências de viagens, e ficou fã do brasil, aliás acho que já era. quando se fala perto dele dos descobrimentos e de mais alguma coisa, a resposta dele é sempre a mesma: "o português chegou ao brasil, deu um espirro e matou milhões de índios”. por muito que falem com ele sobre a colonização do brasil, o discurso dele é sempre o mesmo. é o que se costuma dizer "não há volta a dar".

agora ao ler esta citação fico contente por pertencer aos portugueses tímidos fracos e incapazes que ficaram por cá.

aqueles portugueses, que não mataram, violaram, escravizaram e mais sei lá o quê. aqueles portugueses que não foram nem para o brasil, nem para áfrica nem para a ásia matar, e sabe-se mais lá o quê, os coitados dos indígenas com seu o poderoso nariz.

matar escravizar e violar por matar escravizar e violar mais valia ter ficado cá. é claro que o produto final é muito bonito. mas a que preço?

ai, esteva, esteva. depois falámos sobre isto numa próxima caminhada.

e se há coisa que orgulhosamente me orgulho é não ser luso nem descendente de lusitanos. pelos livros de história estes tipos nunca chegaram até cá para cima. nunca passaram do douro, e muito menos o ave.

Anónimo disse...

A frase é interessante porque provocativa mas cheia de preconceitos duvidosos...

Os brasileiros só são parcialmente descendentes de portugueses... não esqueçamos os italianos, alemães e sei lá que mais que emigraram para o Brasil... depois a frase insinua que os brasileiros são melhores que os portugueses... tímidos, fracos, incapazes existem de sobra no Brasil, em Portugal e em todo o mundo!
Os Portugueses são excelentes em muitas coisas mas para o demonstrarem, têm de fazer o triplo do esforço que faz um espanhol, por exemplo, porque ninguém acredita em nós... deve ser dos 48 anos "orgulhosamente sós"...