quinta-feira, novembro 23, 2006

Agenda contra os eucaliptos

4º Campo de Trabalho Voluntário no Cabeço Santo
(Serra do Caramulo)

O Projecto “Cabeço Santo” tem como objectivo central a realização de acções que promovam a biodiversidade e minimizem os estragos provocados pela presença de espécies invasoras associadas à ocorrência do fogo, que concorrem para uma dramática degradação da já escassa e pressionada flora espontânea daquele monte. Neste sentido realizaram-se já três Campos de Trabalho Voluntário desde o início de Setembro. O primeiro e o segundo foram exclusivamente dedicados à eliminação de flora invasora, no terceiro fez-se uma sementeira de bolas de sementes numa área antes ocupada por eucaliptos.

Entretanto, e depois de uma empresa madeireira ter retirado a maior parte dos eucaliptos de uma zona plantada do terreno que será em breve adquirido pelo Fundo de Conservação da Quercus, verifica-se que alguns eucaliptos queimados, juntamente com um elevado número de rebentos, foram deixados em zonas mais sensíveis e de mais difícil acesso. Estes eucaliptos e respectivos rebentos devem agora ser retirados, e se o forem o mais cedo possível, maximiza-se a probabilidade de não voltarem a rebentar no próximo ano. Por outro lado, no vale ficou um conjunto muito desordenado de ramos de mimosa que necessitam de ser removidos, sob pena de um futuro controlo das plantas emergentes ficar muito dificultado.

Alguns dos trabalhos a serem realizados requererão a contribuição de pelo menos um homem não voluntário, mas os restantes estão abertos à participação de voluntários. Deste modo, propõe-se a realização de um 4º Campo de Trabalho Voluntário, a realizar no Sábado, 2 de Dezembro. Dado que estamos num período de instabilidade atmosférica, caso o tempo não o permita no dia 2, o Campo passará automaticamente para 9, podendo os inscritos confirmar ou retirar a sua inscrição caso isso se verifique. De referir que, se o tempo o permitir, os trabalhos mais urgentes e estritamente necessários serão realizados, mesmo sem a participação de voluntários, no dia 2.

O almoço e o lanche (no campo) serão fornecidos aos participantes. Quem preferir alimentação vegetariana, deverá assinalar o facto no acto da inscrição. A saída de Aveiro será pelas 8:00 horas (junto à Sede da Quercus) e a partida para o Cabeço Santo, em Belazaima, pelas 9:00 horas (da Junta de Freguesia de Belazaima, sem atraso!). A chegada a Aveiro será cerca das 19:00 horas. As inscrições são gratuitas, devendo ser efectuadas via correio electrónico para aveiro@quercus.pt ou via telefónica para 966551372, indicando o nome completo, contacto telefónico, data de nascimento e freguesia de residência. Também deverá indicar se necessita de transporte para Belazaima.

Participem e Divulguem!

Núcleo Regional de Aveiro da Quercus - A.N.C.N.
Correio-p: Apartado 363; 3811-905 AVEIRO;
Correio-e: mailto:aveiro@quercus.pt;
W.W.W. U.R.L.: http://aveiro.quercus.pt
Sede: Urb. de Santiago, Bl. 25 - R/C F, Aveiro;
Abertura: segundas, terças e quintas, das 19h às 20h;
Tel.: 966551372.
(recebido por mail e reproduzido sem autorização prévia, mas como é por uma boa causa...)

1 comentário:

Kaos disse...

mais uma acção meritória e que merece todo o apoio. Este blog é sem duvida alguma um espaço de luta pela vida e pela natureza. Só por isso mereces o meu muito obrigada.
bjs