domingo, outubro 15, 2006

Manifestações e autismo

Temos assistido (pouco) nos telejornais, lido nos jornais e ouvido nas rádios que muita gente anda descontente neste país, que há manifestações como desde há décadas não se faziam contra as políticas do senhor Sócrates. E a reacção do senhor Sócrates e dos seus correlegionários de governo é algo como: "há uma manifestação? 'tá bem, abelha."

Este autismo dos eleitos em relação aos eleitores, i.e., em relação a todos quantos foram votar (e não só aos que votaram no PS), lembra o autismo dos tempos do Aníbal. Aposto que o Sócrates anda a receber lições às 5ªs. Concordamos todos que algo tem que mudar neste país que os governos têm sucessivamente desgovernado, mas será necessário tratar tão mal os manifestantes e os votantes? E aqueles votantes que se estão regozijando por finalmente a Função Pública estar a "ter o que merece" não se esqueçam: a Função Pública é o referencial de negociação para o sector privado, quanto pior tratados forem os trabalhadores da função pública, pior o serão os do privado, por arrastamento.

Já agora, se a culpa do desvario das contas públicas não é dos trabalhadores, por que não chamar os políticos que nos governaram e responsabilizá-los criminalmente? Talvez assim, de futuro, os políticos pensassem mais com o cérebro e menos com os amiguismos. Talvez assim, a qualidade de quem nos vai "governando" começasse a mudar. E se é preciso apertar o cinto e poupar dinheiro, para quando a tributação das mais-valias em bolsa, para quando uma verdadeira reforma fiscal? Por que razão tenho eu de pagar tantos impostos directos e indirectos e o meu vizinho do lado só tem que pagar os relacionados com o consumo, apesar de ter um carro que custou mais do que a minha casa e uma casa que custou o preço de 10 carros iguais ao dele? Que raio de governação socialista é esta? Socialista? Em quê? Só se for para roubar aos trabalhadores para dar às grandes empresas, aos bancos e a toda a gente que foge aos impostos,mas beneficia das estradas, dos hospitais, das escolas que EU e outros como eu pagamos.

P.S. A imagem é do Kaos, que há muito nos anda a lembrar de que só as moscas mudaram.

6 comentários:

Kaos disse...

Minha amiga. Pode parecer mal, mas é com prazer que te vejo zangada com esta gente. Está na hora de exigir mudanças de dizer que já estamos fartos de pagar por asneiras contra as quais berramos há anos sem que nos liguem nenhuma. É que depois quem paga somos né, eles lá continuam na a sua vidinha num qualquer conselho de administração.
Fica bem e desanca neles. Um dia hão-de pagar por tudo, porque um dia o povo (sei que a palavra está em desuso mas até hoje foi ele sempre quem resolveu quando tudo parecia perdido) lhes vai cascar nas moleirinhas.
bjs

PS: Obrigado pela imagem e pela referencia

kimikkal disse...

Apesar de discordar de certos pontos do post, concordo com a maior parte dele e a ideia de responsabilizar quem por lá passou parece-me bem interessante.

Anónimo disse...

A política e os políticos são para mim um completo desencanto. Falta gente competente e altruísta (esta palavra ainda estará no dicionário?). Todos se governam, especialmente aqueles que andam na babugem do Governo e obtêm os negócios interessantes para os "grandes".
Eu tinha 10 anos no 25 de Abril de 1974. Assisti maravilhado ao período de esperança que se seguiu, quando o povo ainda mandava. Aconteceram coisas fantásticas, as pessoas organizavam-se para o bem comum, eram solidárias e activas.
Às vezes penso... já que "eles" não se vão embora (a mama é muito boa...) então lamento muito, mas terei de ir eu...
Beijnhos e boa luta

Anónimo disse...

Nem sei como vim aqui parar.
Acho muito bem protestar contra tudo e todos.
Nunca estamos nem estaremos contentes com a governação, por mais eficiente que seja.
Basta em qualquer caso ser de cor diferente, ou nos prejudicarem directa ou indirectamente.
Solução para isto não existe em nenhuma parte do nosso planeta.
O mal é do sistema político que está errado e que todos o apoiaram. Por isso tem-se que ir ao fundo da questão.
Está errado o sistema político.
O sistema político dito democrático, ou qualquer outro sistema conhecido falharam todos e é isso que engana as pessoas como tu.
Porque iludam as pessoas e não vêm qual é realmente o inimigo.
As forças tem-se que ser viradas para a criação de um novo sistema vamos chamar de político.
É realmente possível?
Estarão interessados em o fazer?
Se estivesses na posição deles fazias a mesma coisa?
A luta terá que ser outra e não desperdices a tua energia em vão.
Pensa que só tens uma vida, e quando olhares para trás o que verás?

Anónimo disse...

O Sócrates mais os seus compinchas têm-me feito pensar uma coisa que ainda não percebi se é má ou natural, deve ser naturalmente má... Vários, mesmo vários, mesmo mesmo vários, mesmo quase todos o ministros deste governo estão convencidos de que têm uma missão nobre a cumprir - salvar o país dos egocêntricos e dos oportunistas. Por isso, insistem nas suas propostas contra tudo e contra todos.
Ora, isto assim não funciona. Quem já trabalhou com gente (e não só com papéis) sabe que as mudanças só acontecem quando as pessoas, muitas pessoas, mas mesmo muitas pessoas as desejam. De outra forma,são palavras deitadas ao vento. Então, como é possível ver a ministra da educação contra a maioria dos profs e a maioria dos autarcas contra o seu ministro, etc. etc?
Só vejo uma cândida explicação: são novos, não pensam. E os que, de idade, já não são novos devem preservar certos sinistros excessos da juventude: a presunção de se ser detentor único da verdade e a obstinada convicção de que se pode mudar o mundo por vontade própria - Eu quero, posso e mando.
Pois podem bater o pé, fazer maratonas, dar murros nas mesas, golpes baixos... nada mudará se não conquistarem as vontades das gentes. E o que mais me admira é que um governo todo pro-liberal não conheça regra tão elementar do mundo empresarial (motivar o empregado para que ele sorria ao cliente e não meta água).
Quem lha há-de ensinar? Que americano, espanhol ou finlandês se há-de importar para governar Portugal? Está visto que a palavra de um português nada vale, é sempre preciso a voz iluminada de um estrangeiro ou estrangeirado. Pode ser que o Durão se lembre de mandar um recado ao Sócrates, pedindo que não dê cabo de tudo de uma vez, que deixe alguma coisinha para ele estragar quando regressar. Sempre se contam umas anedotas para alegrar a malta.

medronho disse...

O PS é um partido Socialista? onde? Não será em Portugal. Não será nas suas práticas.
Sempre que o PS faz asneira, vem sempre à ribalta o tema do Aborto. Será para desviar as atenções? Não sei!
Muitos vezes referi que este PS não é Socialista. Um partido que vai para o PODER governar para os interessas da banca, nao pode ser um partido dito socialista. Um partido que diz que cada utente que vá para a um Hospital terá que pagar 5 euros por cada dia que lá esteja, não é socialista. ex: imaginem se esta lei dos 5 euros entrar em vigo: um paciente vai ao hospital para uma pequena cirurgia, e vai pagar todos os dias 5 euros. O paciente até pode estar apto para ir para casa, mas como a Gestão do Hospital tem que dar lucro, o paciente passa a ficar no hospital mais dias. Tudo para o bem das finanças hospitalares. Os "gestores" têm que mostrar serviço.
Na semana passada fui anular um cartão multibanco ao balcão de um banco. O funcionário anulou-me em 30 segundos. Para mim, porreiro. O pior é que passados 2 dias recebo uma carta a dizer que me foi retirado perto de 8 euros pela Comissão não sei das quantas para me terem anulado o cartão.
Será que tb tenho que pagar a ida à casa de banho dos funcionários dos Bancos?
Este governo, dito socialista nada faz contra a banca, pq será?
pois....
Onde estão as medidas sociais?
Ontem foi anunciado o aumento de 17% na factura da luz. Mas este aumento não é o aumento real do consumo de cada um, mas sim de ajustes internos da EDP. Será pq vai ser privatizada? Não sei!
Os pobres, o povo que pague a crise. É a sina.

p.s.: qd iremos ver um politico a ser julgado pelo mau serviço à Nação? (qd a galinha tiver dentes)