quarta-feira, outubro 18, 2006

Humor político

O secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, afirmou hoje que a culpa do aumento de 15,7 por cento no preço da electricidade em 2007 é dos consumidores, porque "este défice tem de ser pago por quem o gerou".

Até este ano, a lei impedia uma actualização dos preços acima da inflação, o que deu origem a um défice tarifário que, na opinião de Castro Guerra, "só pode ser imputado aos consumidores".

"São os consumidores que devem este dinheiro. Não é mais ninguém", declarou o governante à rádio TSF. "Este défice tem de ser pago por quem o gerou", disse ainda Castro Guerra.

Retirado do público online.

Como? Repita lá, que eu estou mal de percebas:

1. Então a lei feita por quem elegemos e por quem nos tem governado impedia uma actualização dos preços acima da inflação e agora descobre-se que por causa dessa lei NÓS É QUE DEVEMOS DINHEIRO? Mas devemo-lo a quem? Desculpem, mas se a lei está mal feita não foram os senhores que a fizeram? Fizessem-na melhor.

2. Depois, senhores pseudo-socialistas, já vos ocorreu que há sectores em que não se pode só esperar lucros quando se está à frente de um governo e que o da electricidade é um deles por se tratar de um bem essencial?

3. Este tipo de declarações não é uma auto-desresponsabilização dos políticos?

4. A EDP não é uma das empresas que mais lucros apresenta? Então por que não usar esses lucros para cobrir o "défice tarifário" que nós , malevolamente por certo, criámos?

7 comentários:

Kaos disse...

Também já me indignei com a converça desse palhaço. (Só ainda não coloquei o post no ar porque estou com dificuldades em carregar a imagem). Temos que correr comesta gente sem vergonha e que anda a fazer de nós parvos. Já chega.
bjs

Anónimo disse...

Sabes qual é a parte mais negra desse humor político? Há quem diga que é a tingida pelo petróleo. Estes aumentos não são pontuais, vão manter-se e agravar-se até 2030 - altura em que o petróleo e o gás natural terão dado o berro. Nessa altura nem pagaremos luz, porque teremos optado por acordar e ir para a cama com o sol-deve ser impossível pagar os custos das energias alternativas em fase de arranque. Mas como dizem que dá saúde e faz crescer até pode ser bom, pq nós queremos viver até aos 80 anos, para levar as canadianas a passear, nem que seja às escuras. Mas que grande cegada!

Anónimo disse...

se há coisa que eu sou a favor é da pena de morte para políticos, nem que seja à bofetada. uma espécie de zazumba até à morte. todos os outros casos sou contra a aplicação da pena de morte. ah, se o outro tivesse levado estes gajos para o campo pequeno!
mas pior do que os políticos são os eleitores. ah, coisa burra.

medronho disse...

Esta "piada" da luz...tem piada.
Ainda hoje uma colega de trabalho disse com ar contente: "estás a ver que a luz não vai subir muito. Já baixaram para 8%".
Este pessoal anda a dormi? Se o governo ou lá quem foi viesse dizer: "para o ano o aumento da tarifa energética vai ser de 8%". Como reagiria o populaça? Como reagiu com os 16%. Só que, como agora baixaram... já não se importam.
A Esteva tem razão....TODOS para a RUA. Já chega de pescadas com rabo na boca. Temos que actuar.

p.s.: e NÃO me digam que este PS..é socialista. Não há arguemntos!

Anónimo disse...

Por acaso, penso que o aumento devia ser maior. Assim, podia ser que as pessoas aprendessem a respeitar mais os recursos de que dispoem (e que são escassos) de forma mais responsável. Ainda ontem a TVI dedicou mais de um terço do noticiário a dar dicas às pessoas para aprender a poupar. Se não se colocasse a questão do aumento acham que dedicariam algum tempo a este assunto? Como indicado num link deste blogue quem poupa energia eléctrica, está a contribuir para a diminuição do aquecimento global uma vez que a electricidade é essencialmente produzida à custa da queima de petróleo. Há estudos que dizem que qualquer família podia reduzir a sua factura energética em cerca de 30% apenas através da calafetagem de portas e janelas. Dá que pensar... Eu também concordo que o secretário de estado teve uma grande gaffe, mas como ecologista defendo que a energia eléctrica assim como a água devem sofrer aumentos. A minha justificação é que é diferente da do governo.

kimikkal disse...

EDP são as iniciais de: Exploradores de Portugal

Anónimo disse...

A transição para a energia eléctrica a partir de energias renováveis irá obviamente encarecer o preço da electricidade, uma vez que os custos de produção são superiores ao petróleo. Apesar de todos os aumentos, o petróleo continua "barato" quando comparado com todas as outras forma de produção energética e é por isso que continua a ser preferido.
As pessoas (quais crianças caprichosas) tratam o problema da energia como se de um direito se tratasse quando se fala em aumentos, mas quando esta era barata desbaratavam-na como se bastasse o facto de a pagar as ididisse de qualquer responsabilidade. Enquanto não existir cultura de resresponsabilização individual, nada muda neste país nem no mundo.
No que diz respeito à energia electrica, podia-se proceder assim: cada agregado fazia uma descrição dos aparelhos electricos que tem em casa (é possível fazê-lo no site da EDP) e far-se-ia uma estimativa do seu consumo, indicando-se sugestões sobre as situações específicas onde seria possível poupar energia. Assim, haveria duas estimativas de consumo (uma com a poupança e outra sem a poupança), se no fim do mês, a pessoa reduzisse o seu consumo teria como bónus um desconto no preço pago pelo kWh, caso contrário sofreria um aumento proporcional à "derrapagem". Essa sugestão nem é muito difícil de por em prática. Tenho a certeza que depois de algum tempo de habituação os consumos desceriam drásticamente. Assim, podíamo-nos ir libertando da dependência de petróleo sem estranhar o "elevado custo" das energias renováveis.