quarta-feira, outubro 25, 2006

Impostos

Para que servem os IMPOSTOS?
Será para pagar a saúde? As estradas? A educação? A cultura?....
No ano em que se arrecadou mais dinheiro em Impostos, o orçamento de Estado é menor em investimentos. Para onde foi/vai todo o dinheiro?

Já sei, foi/vai para pagar as dívidas da Banca ao Estado. Para pagar prémios aos gestores públicos, aos partidos políticos...

6 comentários:

Anónimo disse...

Acho que é também para baixar o défice para os tais 4,5% que eles prometeram a Bruxelas. Mas nem tudo foi mau: houve um aumento de 60% no orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Anónimo disse...

Realmente Fernando quem te ouviu e quem te ouve (lê)
O orçamento de estado é para pagar todas as coisas que referes. Que eu saiba a escola ainda é pública, os hospitais ainda são públicos (as taxas agora introduzidas no internamento não pagam nem a comida, quanto mais os serviços médicos, de enfermagem, de pessoal auxiliar, de utilização de equipamento que custam milhares e milhares de contos...).
E quanto à banca esse é dos argumentos mais demagógicos e estúpidos que existem. Que eu saiba a banca dá lucro porque as pessoas pedem empréstimos, e endividam-se até aos olhos. Porque querem ter casa, carro, férias, mobília, etc... E a banca não é uma instituição de caridade. Presta serviços e ganha dinheiro com eles. Quanto à sua tributação, duvidas que se os impostos aumentarem, não são os clientes que os vão pagar? Ou eles não transferem as suas sedes para paraísos fiscais? E quanto ganhava o Estado com isso? Menos do que ganha agora, não é?
Lamento dizê-lo mas vivemos numa economia de mercado, num sistema capitalista e é assim que as coisas funcionam. A lei do mais forte. Mas para concluir deixa-me disser-te que os países mais justos socialmente são aqueles onde se paga mais impostos: Suécia, Dinamarca... E as pessoas nao se queixam porque sabem que estão a contribuir para o bem comum.

Eduarda

medronho disse...

Olá Eduarda :)
Nunca disse que não queria pagar impostos. Pago, e não me importo em contribuir para o "bem" dos outos, do nosso bem.
AGORA, por favor, defender a BANCA, NUNCA!
Quem GANHA muito e não paga impostos (além dos trabalhadores impostores)? A Banca. Quem coloca o dinheiro em Off-Shores? A Banca
Quem faz campanhas agressivas para o incentivo a pedidos de dinheiro fácil? A Banca
Claro que só lá vai quem quer...e quem não pode ir a outro lado. Infelizmente ainda há pessoas que precisam (mesmo)ir à Banca.
Se vivemos numa economia de mercado... Também temos o direito de dizer o que pensamos, o que está mal. Ou não podemos?

medronho disse...

p.s.: Eduarda, aqui está um blogue que tu conheces muito bem....e que fala da BANCA.
http://segundoandamento.blogspot.com/

Anónimo disse...

A questão da banca em Portugal, Fernando, é a mesma questão das grandes multinacionais que colocam as suas sedes em offshores, para não pagarem impostos, ou os mesmos impostos que as outras empresas. NÃO É SÓ A BANCA PORTUGUESA! E o Estado, convence-te disso, NÃO TEM ALTERNATIVA. Eu também acho absolutamente errado, mas é o sistema capitalista que temos. Mas, na minha opinião, isso não pode servir de bode expiatório para tudo. O sistema capitalista tem muitos defeitos, mas até agora é o melhor que já foi posto em prática. Por isso, é que devemos defender a intervenção do Estado para corrigir as desigualdades sociais que o capitalismo inevitalmente gera. Eu sempre defendi essa intervenção.
Quanto à publicidade dos bancos é outra falsa questão. Até acho que a banca nem precisava de fazer anúncios, basta às pessoas ver os anúncios a carros, a férias, equipamentos informáticos, telemóveis topo de gama...
Eduarda

Kaos disse...

O dinheiro dos nossos impostos vai para o mesmo sitio para onde vai a água do mar quando a maré vasa (não digo o resto para não dizer ordinarisses neste teu belo blog).
bjs