terça-feira, março 13, 2007

Propinas

O custo anual das propinas para os estudantes universitários ronda os 800 euros.
É muito, dizem eles.

O custo mensal de um infantário ronda os 150 euros. Sem extras (ginástica, música, inglês, computadores....).

Está tudo dito!

"Não pagamos, não pagamos...."

5 comentários:

Anónimo disse...

olá, Medronho!
Não percebi muito bem qual o teu ponto de vista, mas eu acho que, das duas situações, a mais incrível é o pagamento dos infantários e quejandos. Parece que o estado está a dizer às pessoas: não tenham filhos. É o desinvestimento do estado numa área fundamental de modo a permitir a rapinagem dos privados.

Quanto às propinas ( e foi esta a parte que não percebi), estás contra os estudantes que as não querem pagar ou que as acham excessivas? Eu acho que eles t~em razão. O ensino superior deve ser prioritariamante apoiadao pelo estado, estão aí os alfobres do futuro, no entanto trata-se o asssunto como se o que fosse bom fosse ninguém ir para a faculdade gastar dinheiro ao estado... Se o estado precisa de dinheiro deve gerir bem o que tem e fazer uma reforma fiscal que obrigue toda a gente a pagar impostos. Pedir dinheiro para se estudar ou para se ir ao hospital é de um estado mercenário não de um estado ao serviço de quem o sustenta.

Se eu tivesse hoej 18 anos, provavelemnte não poderia pagar as propinas e não iria para a faculdade. Conheço, além disso, pessoas que têm disciplinas atrasadas e que desistiram de acabar o curso por causa das propinas.

Kaos disse...

penso que se estão a comparar preços incomparaveis. Uma coisa é o serviço publico outra o privado. As Universidades Privadas custam muito mais que 800 euros e as pré-primárias publicas são gratuitas.
abraço

medronho disse...

KAOS: Infantários públicos, onde!??! São tão poucos....e nunca há vagas disponiveis.
Há os semi-públicos. E nesses paga-se os tais 150 euros...

ESTEVA: estava a ironizar a atitude dos estudantes "pagantes" de propinas que se queixam do excessivo valor das propinas. Uma criança que esteja num infantário PAGA MUITO mais que os 800 euros anuais (além de PAGAR 11 meses).

Se me perguntares se sou a favor do pagamento, respondo-te que não. Como tb não sou na saúde.
Há serviços BÁSICOS que deviam estar abrangidos pelos descontos mensais de cada trabalhador.
Mas voltamos à velha questão: NÃO há dinheiro para sustentar (NADA).

p.s.: vai ver o post no UPB....Até pra caminhar...VAMOS ter que pagar!
Enfim!!


PS é SOCIALISTA...e o POVO é que se lixa!

Anónimo disse...

já se sabe que em certas cidades é mais caro sustentar uma criança do que sustentar um universitário. porque é que os pais não começam por cima? adoptam um jovem trabalhador (de preferência assessor de qual quer coisa) e esperam que o jovem volte para a universidade (agora vão ser só três anos) e que regrida ainda mais. quando o jovem chegar à altura do infantário e das fraldas com sorte esses pais já não estão cá neste mundo, mas tiveram dinheiro para se divertirem.

é verdade que é mais barato sustentar um burro a pão de ló do que uma criança.

Anónimo disse...

O Brasil (país em vias de desenvolvimento) não cobra propinas aos estudantes do ensino superior público, mas o acesso, esse sim é apertado e não se entra com médias negativas, como ainda há pouco era costume por estas paragens. A qualificação dos recursos humanos é dever do estado.