quinta-feira, março 15, 2007

Biblioteca Nacional

Onde guardamos as coisas que mais gostamos?
Os objectos de (mais) valor são normalmente guardados num local especial, longe de sítios onde se possam danificar, longe dos "azares".

A Biblioteca Nacional (BN) é o local, a guardiã do acervo documental (papel e afins) dos "escritos" dos portugueses. TODAS as monografias, periódicos, brochuras, microfilmes, cartas, desenhos, manuscritos (muitos, muito valiosos)..., estão depositadas à guarda de uma lei (Depósito Legal)que obriga a TODAS as editoras a "enviar" à BN (presumo) 13 exemplares de cada exemplar editado. Por vezes não acontece (principalmente nos livros de Arte. São muito caros...e devolver 13 exemplares...), mas essa é outra "estória".
O Depósito legal é obrigatório para salvaguardar o documento para a posteridade. E ainda bem!

Agora vem a minha questão, não será "ilógico" termos a BN num local de risco como Lisboa? (esta questão é igual para a Torre do Tombo - documentos de arquivo).

Quem não leu sobre o Terramoto de 1775, e o legado documental que se perdeu? Vamos ficar a espera que o azar não nos bata à porta? E se bater? Valerá a pena deixar estes "fundos" preciosos num local de risco em vez de o transladar para uma zona mais propícia?

A minha opinião é que se deve mudar a BN e a TT. É assim que fazemos com os objectos que gostamos...protegemo-los!


http://www.bn.pt/
www.iantt.pt/

7 comentários:

Kaos disse...

Pela sua localização em Lisboa, na zona do campo grande, longe de grandes construções não me parece haver grandes problemas e os próprios edificios, sendo baixos parecem seguros. Agora é uam boa questão e só mesmo tecnicos que entendam do assunto poderão dar uma resposta correcta.
abraço

medronho disse...

O edificio da BN tem 8 pisos. Só por si é um perigo.
Nem quero imaginar o que será/seria a queda parcial ou total de um edificio tão pesado (mts, mts livros).

Anónimo disse...

Que tal um bunker, daqueles com paredes de chumbo com dois metros de largura que até aguentam com bombas atómicas. Já que é preciso pensar no futuro...

Anónimo disse...

"…Agora vem a minha questão, não será "ilógico" termos a BN num local de risco como Lisboa? (esta questão é igual para a Torre do Tombo - documentos de arquivo)…"

pois é, tens razão, não tinha pensado nisso.

e 8,6 da escala de richter é a mesma coisa tanto como na praça do comércio como no campo grande. o abalo é o mesmo. a segurança está nos edifícios.

fernando_vilarinho disse...

mas isso tinhas de mudar tb todos os museus nacionais que existem por lá e são tantos.
os €€ que se gastaria a mudar e instalar noutro sitio dava para construir um bom edifico anti-sismo.
Lisboa é a zona com + população e acessibilidades do país e é lógico que estejam lá a maioria de museus e bibliotecas nacionais, mas tb + alguns podiam ser repartidos pelo resto do país.

medronho disse...

Fernando Vilarinho: Lisboa é a capital, mas só por ser, não quer dizer que tenha que ter TUDO.
Quando se construiu a Torre do Tombo (+- 8 anos) podiasse ter colocado esta questão.... E uma coisa é um Museu (tem mt valor, quiça mais facilmente recuperável), outra coisa é um fundo bibliográfico se perder...tal como se perdeu em 1755. E pensar no futuro faz bem. Ajuda a prevenir no presente.


A BN tem um bunker...mas limitado.

Anónimo disse...

lembro-me aquando da construção da torre do tombo terem falado sobre os sismos. mas não me lembro de mais nada.

além disso a torre do tombo não é para toda a gente. tem acesso restrito. ninguém vai para a BN ou TT com a família como vai para um museu.