sexta-feira, março 02, 2007

O que é a Arte?

Como é que definimos o que é Arte, e o que não é?
Existem regras/métodos para definir? Ou será o nosso olhar? A nossa intuição? A nossa harmonia de percepção da forma como captamos o objecto?

Quando é que um critico pode dizer: "isto é Arte, isto não é"?


Um quadro pode valer 100 euros se o "artista" não for conhecido, e pode valer 100 mil euros se tiver se sorte de um critico o "elevar" à categoria máxima.


Elevar um "artista" pode ser fácil ou não. Tudo depende do critico.
Será?

1 comentário:

Kaos disse...

Esse é um assunto que tenho debatido várias vezes e com diversas pessoas (algumas "artistas" e outras talvez). A teoria mais "teorica" afirma que é arte aquilo que for criado como tal. O Mictório do Marcel Duchamp é o caso mais emblemático. Isto é a arte existe se houver uma teoria que a suporte. Eu sou mais terra a terra e para mim há a arte como negócio e a arte como arte. Vendia aquilo que tivesse valor e eu não gostasse e ficava com aquilo, que tendo valor ou não, eu gostasse.
abraço