sexta-feira, dezembro 01, 2006

Notícias de outro planeta

Doentes com cancro indemnizados
por espera de tratamento na Dinamarca

Os dinamarqueses doentes de cancro e que não foram tratados no prazo máximo de espera previsto, muitas vezes com prejuízo para o seu estado de saúde, vão poder ser indemnizados, determinou ontem o grupo responsável por fixar as compensações a que vão ter direito.
"É possível que esta demora tenha custado a vida a algumas pessoas", alega esta entidade, que terá agora de decidir para cada um dos doentes a gravidade das consequências da falha do sistema de saúde dinamarquês.De acordo com um diário local, citado pela AFP, o montante das indemnizações poderá variar entre as 30 mil coroas dinamarquesas (cerca de quatro mil euros) e "muitos milhões de coroas".

Na Dinamarca, um doente com cancro deve ser tratado normalmente num espaço máximo de quatro semanas. Mas há muitas pessoas que têm de esperar oito a dez semanas, lê-se na edição electrónica do Politiken. No caso dos doentes já falecidos, serão os familiares mais próximos a receber a indemnização.

Retirado do Público online de hoje

2 comentários:

Kaos disse...

Coisas de países ricos, mas não há indeminização que pague uma vida. Irrita-me um pouco esta ideia de se pagar pelas vidas perdidas, como se isso alteresse alguma coisa.
bjs

Anónimo disse...

"...na Dinamarca, um doente com cancro deve ser tratado normalmente num espaço máximo de quatro semanas. Mas há muitas pessoas que têm de esperar oito a dez semanas...". ESTES GAJOS SÃO DE ONDE? DE MARTE? não sei como é por cá, MAS HÁ QUE DAR UM CORRECTIVO A ESTES TIPOS. É POR CAUSA DE GENTE COMO ESTA QUE TEMOS MÁ IMAGEM.