segunda-feira, setembro 04, 2006

Fumo passivo

"O fumo passivo mata mais de 79 mil pessoas por ano na União Europeia, 1.519 das quais em Portugal, são dados de um estudo europeu divulgado no âmbito da campanha "HELP - Por uma vida sem tabaco".
O estudo, que vem alertar para os benefícios de uma Europa sem tabaco, foi elaborado por quatro organizações europeias e foi concluído em Fevereiro passado.
Com base em dados de 2002, os investigadores concluíram que 79.449 pessoas morrem todos os anos na UE devido ao fumo passivo, das quais cerca de 61 mil por doença isquémica cardíaca e enfarte, mais de 13 mil com cancro do pulmão e cinco mil de doença respiratória crónica não-neoplásica.
Konrad Jamrozik, professor de Epidemiologia da Escola de Saúde Pública da Universidade de Queensland, que conduziu o estudo, descobriu ainda que o fumo passivo é responsável pela morte de 19.242 não-fumadores na UE todos os anos e, dessas mortes, cerca de 2.800 são provocadas pela exposição ao fumo passivo no local de trabalho.
O objectivo principal do estudo é mostrar aos políticos de toda a Europa que só existem vantagens com a introdução de legislação que proíba fumar em locais públicos e de trabalho, incluindo bares e restaurantes.
A campanha HELP - Por uma vida sem tabaco, promovida pela Comissão Europeia e no âmbito da qual o estudo foi divulgado, tem como objectivo persuadir os cidadãos dos 25 países da UE, sobretudo os jovens, a não começarem ou a deixarem de fumar."

IN: http://www.rum.pt

10 comentários:

Anónimo disse...

Sou não fumadora e como não tolero os lugares poluídos, não frequento nem bares nem cafés nem restaurantes. Com isso economizo dinheiro e poupo a minha saúde. Se esses lugares fossem mais aprazíveis, talvez se tornassem mais apetecíveis para mim, mas nos termos em que estão, não. Os donos dos restaurantes, queixam-se muitas vezes que sem os fumadores o seu negócio se arruinava. Será que dispõem de alguma informação extra sobre "os hábitos consumistas" dos não fumadores? E os seus empregados que estão sujeitos um dia inteiro ao fumo dos outros, será que recebem alguma compensação por isso?

Anónimo disse...

agora fazia jeito ter uns anarquistas que largassem uma bomba, não?

Anónimo disse...

nórdicos tipo sei lá, noruegueses que ainda caçam indiscriminadamente baleias e que estão a favor do aquecimento global para que o pólo norte derreta toda para dominarem e navegarem grande parte dessa área e abrirem mais campos petrolíferos? já agora, os cigarros não levam alcatrão? e este alcatrão é feito de quê?

Anónimo disse...

holandeses não são nórdicos. quanto aos dinamarqueses estão também à espera que aquilo lá em cima derreta. não te esqueças que eles mandam na gronelândia. sobram os suecos, que têm os abba e cheiram a arenque fumado. sei não, acho que prefiro o anarquista bombista. sempre serve de bode expiatório.

Kaos disse...

E quantos cidadãos morreram por causa dos fumos dos escapes dos automoveis, da poluição das grandes empresas etc. Estes estudos não me convencem e são hipocritas. Quando desejarem tartar da salvação do mundo com o fim dos recursos naturais, o fim da poluição contem comigo. Para tretas destas não
bjos

Anónimo disse...

eu prefiro sair de um tasco a cheirar a fumo de tabaco do que sair a cheirar a fritos. vasta dar uma corrida o o fumo do tabaco desaparece quase todo, ou contrário do cheiro dos fritos. já agora que químico inalamos quando se frita algo?

Anónimo disse...

errata: eu prefiro sair de um tasco a cheirar a fumo de tabaco do que sair de lá a cheirar a fritos. basta dar uma corrida que o fumo do tabaco desaparece quase todo, ao contrário do cheiro dos fritos. já agora que químicos inalamos quando se frita algo?

Anónimo disse...

O fumo passivo faz mal, parece ser um facto indiscutível. O mal pode ser tal, que até, pelos vistos, pode ser mortal. Então, parece que as coisas ficam bem claras: é necessário que não se fume em locais públicos e fechados. Não só pelos utentes (que até poderiam escolher em não sair de casa, tal como faz a económica cara anónima aí em cima), mas principalmente pelas pessoas que trabalham nesses locais, que, caso se tentassem a ficar por casa, teriam, inevitavelmente, que se habituar a passar fome. E não venham falar em liberdades e direitos dos fumadores e etc, etc; o fumo que se liberta para o ar (que é de todos) num locar fechado é comparável aos detritos libertados num rio (que é de todos também).

Anónimo disse...

esta dos direitos dos fumadores faz lembrar um dos príncipios do anarquismo: a liberdade de um acaba onde começa a do outro (mais ou menos isto).
se um fumador tem direito a fumar então um fumador passivo também tem direito a não morrer de cancro nos pulmões.
isto é um pouco como a eutanásia, quem quiser morrer, morre... mas que não leve consigo outros que não desejem morrer da mesma doença.

quase ninguém disse...

estou bêbedo demais para pensar mais no assunto.