sexta-feira, maio 18, 2007

Recusada exumação de D. Afonso Henriques

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, não autorizou a exumação dos restos mortais de D. Afonso Henriques, que um grupo de investigadores pretendia analisar.
O grupo de investigadores, da Universidade de Coimbra, pretendia analisar as ossadas, depositadas na Igreja de Santa Cruz, de forma a conhecer novos dados sobre o I Rei de Portugal e recuperar o túmulo onde este está sepultado.

Isabel Pires de Lima subscreve assim o parecer do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), justificando a recusa com o facto de a investigação ser um risco para a integridade das ossadas e a preservação do túmulo de D. Afonso Henriques.

Em declarações à rádio TSF, Eugénia Cunha, a antropóloga que reuniu o grupo de investigadores, afirmou que “não ter ficou surpreendida” com a decisão, adiantando que “vou contra-argumentar, pois em arqueologia e antropologia não há, obviamente, nada 100% seguro, riscos há sempre alguns, mas estavam todos absolutamente tidos em consideração", sendo que a equipa "saberia o que fazer em cada passo" da investigação.


Artigos Relacionados
29-03-2007 IPPAR recusa abertura do túmulo de D. Afonso Henriques

in: http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=242887&idselect=21&idCanal=21&p=200



Enfim!!!

1 comentário:

lurdes alexandre disse...

Portugal é ainda muito atrasado.
A ditadura fingida camuflada fez de nós uma país de medrosos, desconfiados, avessos ao saber. Estruturou-nos assim.
Gostava de saber mais de D. Afonso Henriques!
L.A.