segunda-feira, agosto 07, 2006
Caminhadas com Lobos
Este fim de semana fui caminhar para a Serra da Peneda com uns amigos, fomos guiados pelo Pedro e pela Anabela, da Ecotura. Foi um passeio esplendoroso, iniciado ao final da tarde com direito a repasto ao pôr-do-sol no meio da serra! Caminhamos pelo planalto de Castro Laboreiro, entre ovelhas, vacas e garranos, vimos gravuras com cinco mil anos e mamoas da mesma altura. Depois do jantar, houve aula de astronomia e a caminhada continuou, ao luar, pelo planalto, acompanhada de muita e boa conversa com os anfitriões.
O Pedro e a Anabela são apaixonados pelo Lobo Ibérico e, depois de alguns anos a estudarem esta espécie, abandonaram Lisboa sem saudades e fixaram-se em Castro Laboreiro com a intenção de ajudar a preservar o lobo através de uma empresa de ecoturismo. Como? A ideia é simples: se os residentes na zona começarem a ver visitantes que vêm para explorar a região com o pretexto do lobo, que dormem nos hotéis locais e comem nos restaurantes da terra, isto é, que deixam lá dinheiro, então talvez as pessoas comecem a encarar o lobo sob outra perspectiva, compreendam a riqueza ecológica que possuem e as suas potencialidades económicas. Talvez deixe de haver lobos envenenados por estricnina ou mortos à má-fé. Ao mesmo tempo, tenta-se sensibilizar todos (turistas e habitantes) para a necessidade de respeitar e proteger o ecossistema das agressões humanas.
Simples, não é? Uma excelente ideia que me proporcionou e aos amigos com quem fui momentos quase mágicos neste Agosto demasiado quente para se passear de dia.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
9 comentários:
A Anabela e o Pedro estão de parabéns!
Bem interessante!
Sortudos.... :)
Não há mais FOTOS?
Foi óptimo este passeio! Eu também lá estive e adorei!
Formas de estar; coragem de enfrentar!
Exemplo a levar em conta...
Da paixão também se pode trazer rendimento justo e acertado.
Vida de lobo: independente e resistente às agruras.
... eu também gostei... mmmuuuiitttooo!
à conclusão: biste-los ou não?
Uma boa ideia e certamente um dia bem passado. Uma ideia para um passeio a considerar.
bjs
gostei do destaque que deste a certas palavras no teu texto...
mudando de assunto e em continuação de um post de 11 de julho com o título "sem vergonha", pergunto:
Francis Obikwelu é campeão europeu de atletismo em 100 metros e bate o recorde dos campeonatos da europa. deve ou não pedir isenção de irs, por serviços relevantes à pátria, do prémio de participação que irá receber da fpa?
Enviar um comentário