terça-feira, maio 30, 2006

ó faxavor, amanhã não me apetece trabalhar

Último jogo da primeira fase
Deputados alteram agenda parlamentar para assistir ao jogo
in Público online

Portugal-México 30.05.2006 - 14h26 Lusa

Os partidos decidiram hoje antecipar a sessão plenária de 21 de Junho para não colidir com o horário do último jogo de Portugal na primeira fase do campeonato do mundo de futebol, contra o México.
Na conferência de líderes parlamentares, os partidos decidiram, por consenso, transferir o plenário para a manhã de dia 21 de Junho, às 10h00, e marcar as comissões que habitualmente se realizam de manhã para depois das 17h00, hora a que termina o jogo.


"Não prejudicamos os trabalhos da Assembleia da República. Ao transferir o plenário para de manhã e realizando as comissões depois do jogo, cumpriremos toda a nossa agenda de trabalhos", sublinhou o vice-presidente da bancada parlamentar socialista José Junqueiro, no final da reunião.

Aviso todas as pessoas que comigo trabalham que amanhã tenho que ir ao cabeleireiro às onze, pois a Lita é a cabeleireira mais experiente de Albergaria e uma mulher muito ocupada, o meu cabelo mete nojo e o país dispensa ver-me neste preparos.

As aulas que estavam marcadas para as 10.15 serão dadas às 13.30. As das 11.00 ficam para as 14.15. Não prejudicarei os trabalhos em curso, pois deste modo cumpriremos toda a nossa agenda. Os pais, alunos e funcionários podem aproveitar este tempinho para marcar limpezas de pele, manicure e pedicure na mesma Lita, bem como algumas lipo-aspirações - já apalavrei a coisa com ela....

p.s. isto é só uma maneira de não dizer 400 palavrões cabeludos sobre os fdp que nós elegemos...

segunda-feira, maio 29, 2006

Se eu vivesse em Black Jack

... poderia ter que pagar 500 DÓLARES por dia de multa por ter escolhido não casar! Eles "do not believe that an unmarried couple having children, residing in our community, is an appropriate standard that they wish to approve". Bem, eu não tenho crianças, se calhar a multa era mais pequena...

domingo, maio 28, 2006

A mais bela mulher

...foi Boticcelli quem a inventou:



















Detalhe de O Nascimento de Vénus, 1485

Feira do Livro

Peguem no porquinho e dêem-lhe uma boa martelada: A FEIRA DO LIVRO DO PORTO (e a de Lisboa e a de Aveiro) JÁ COMEÇOU!!!!

Se quiserem saber quando é a da vossa terrinha (claro que quem cá vem espreitar são só os meus amigos e estes acabaram de ser informados, não é que tenha amigos em Lisboa, mas é a capital do império, e não me posso esquecer dos amigos do medronho que são mais do que as mães e estão por todo o lado) , se quiserem saber, dizia, vão aqui. Eu fiquei a saber que a de Albergaria-a-Velha é "agora" e que a de Águeda não existe, pelo menos para a Apel...

quinta-feira, maio 25, 2006

Do meu panteão pessoal






















Noam Chomsky


Quem é o Chomsky? É um americano sem papas na língua, que tem lutado para nos mostrar o que é que o tio Sam quer de facto, o papel da América no Panama, no Chile, em Timor, em todo o lado. Sistematicamnete procura explicar como somos quotidianamente manipulados pelos políticos e pelos media, e como tudo se passa diante dos nossos olhos, sem que o vejamos. Parece um trabalho de Sísifo, mas como Sísifo ele continua imparavelmente activo, a explicar com o seu ar sereno e simpático e a sua linguagem clara e sem subterfúgios como tudo isto é uma fantochada e que devemos ter os olhos bem abertos. Um homem inspirador.

A faculdade serviu-me para pouco. Uma das coisas para que me serviu foi para saber o nome do tipo que tinha inventado as árvores que saíam nos testes de Português, na parte da gramática, quando eu andava no liceu. É incrível que sobre este homem extraordinário pouco mais tenha sabido nesses anos. O que vale é que nós aprendemos o que queremos e não o que nos querem ensinar...

segunda-feira, maio 22, 2006

Haverá esperança?

Público on.line de agorinha:

Ministério Público abre processo-crime contra Metro Transportes do Sul

"Moreira da Silva, procurador da República do Tribunal Judicial de Almada, disse que o processo foi aberto na sexta-feira, por haver "indiciação da prática de dois crimes imputáveis" à Metro Transportes do Sul, agrupamento de empresas responsável pela construção e exploração do eléctrico, mais conhecido por Metro Sul do Tejo.

Infracção de regras de construção e favorecimento/corrupção são os ilícitos criminais a investigar na fase de inquérito.

Na origem da abertura do processo criminal, antecedido de um processo administrativo de averiguações, está a denúncia, em Fevereiro, de alegadas deficiências na obra em curso.

A denúncia partiu de um engenheiro de estruturas, José Calisto da Silva, que trabalhou numa empresa de projectistas do metro, a Consulgal.

Entre as irregularidades apontadas contam-se gastos desnecessários para rentabilização de empresas paralelas, falta de impermeabilização de tabuleiros, insuficiente fiscalização e ausência de materiais de construção convencionais, que põem em causa a segurança da obra.

Segundo Calisto da Silva, o pilar central de suporte do viaduto ferroviário construído sobre a auto-estrada do Sul, no Pragal, é um risco para a circulação rodoviária."

Afinal, nem tudo o que corre mal nas obras públicas fica em águas de batatas. O Sr. Engenheiro Calisto da Silva não teve medo (ao contrário do que leva quase todos os portugueses a calarem-se e a encolherem os ombros), recusou-se a ser conivente, queixou-se de modo adequado e fundamentado e obrigou muita gente a mexer o inerte rabiosque para investigar o que se passa no Metro do Sul.

Será agora que se começará a construir o quinto império? O império dos homens bons, honestos e responsáveis? Já não era sem tempo, depois de oito séculos de manigâncias privadas em negócios públicos, mas temo que verguem o Calisto ou o Ministério Público.

Interrogações

Pode alguém que aos dezasseis anos acreditava no anarquismo e em Durrutti defender agora aquilo que o cds-pp defende? Digam-me: poderá alguém fazer isto em sã consciência e ser este percurso considerado uma evolução? Serei eu preconceituosa se achar que este homem nunca em verdade acreditou na liberdade individual nem na capacidade de cada um viver em comunidade pensando no bem comum?

Sublinhados

"O vício é muitas vezes o estrume da virtude."

Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas

Cuidado, por isso, com os mais rigorosos defensores da moral e dos bons costumes...

domingo, maio 21, 2006

Hipnotismo

Ultimamente, o mundo funesto em que vivemos tem-me passado muito mais ao lado (ainda que não o suficiente). Ando a dedicar-me a melhorar o meu pequeno pedacinho de terra. Com a ajuda de uns amigalhaços, cavámos uma parte, tendo depois semeado e plantado coisas várias: amores-perfeitos, cravos, margaridas, ervas aromáticas, bolbos, TRÊS pés de alface, DOIS pés de tomateiros e DOIS pés de beringelas, fora um rectângulo de relva.

Todas as manhãs, antes do pequeno almoço, vou verificar quantos milímetros cada coisa cresceu e regar para que cresça mais ainda. Ao vir almoçar a casa, faço novamente a inspecção, a qual se repete ao final da tarde, acompanhada de mais água.

As plantinhas, à força de tanto hipnotismo, lá vão crescendo - estou a ficar boa nisto! Agora só falta desenvolver a capacidade de hipnotizar as ervas daninhas para não crescerem e as minhocas todas para se dirigirem à pilha de composto...

sexta-feira, maio 19, 2006

Fassbinder

Para recordar o grande cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder de 15 de Junho a 1 de Julho na Malaposta de Lisboa.
Em retrospectiva 12 filmes, entre eles "O casamento de Maria Braun", "A saudade de Veronika Voss", "A terceira geração"...

A não perder!

Mário de Sá Carneiro

Quase


Um pouco mais de sol - eu era brasa.
Um pouco mais de azul - eu era além.
Para atingir, faltou-me um golpe de asa...
Se ao menos eu permanecesse aquém...

...

Num ímpeto difuso de quebranto,
Tudo encetei e nada possuí...
Hoje, de mim, só resta o desencanto
Das coisas que beijei mas não vivi...

quarta-feira, maio 17, 2006

Petição contra os bancos

Toda a gente sabe o que são os bancos e como funcionam. São aquelas empresas que pagam pouquíssimos impostos (se pagam), que têm lucros fabulosos em tempo de crise e que passam a vida a abusar da nossa paciência e da nossa boa-fé, apesar de precisarem muiito do nosso dinheiro.
Ora, estas empresas estão a preparar-se, ao que parece, para nos cobrar uma comissãozita por cada levantamento que façamos nas caixas multibanco, coisa pouca... para eles. Isto é um perfeito disparate pois, ao usarmos as caixas automáticas, estamos a poupar dinheiro aos bancos em empregados ao balcão, certo?
Enfim, recomendo por isso a assinatura desta petição , tal como recomendo todas as medidas necessárias para fazer ver aos bancos que os tipos também têm muito a perder com esta fantástica medida. Por exemplo, usar sempre que possível os balcões ou então utilizar os serviços bancários apenas se não for possível guardar o dinheiro em casa. Aceitam-se outras sugestões.

terça-feira, maio 16, 2006

Metáfora
















Maria Helena Vieira da Silva, O Jogo de Xadrez, 1943

segunda-feira, maio 15, 2006

Insónia

Passa-se o domingo de volta dos amigos, do jardim e do quintal. Ignora-se muito trabalho chato em cima da secretária. Sabe tão bem! Pudera a vida ser sempre assim. Depois de jantar, despacha-se algum do trabalho, mas como se adia o mais aborrecido, mas premente, para o dia seguinte a consciência começa a latejar. Resultado: cinco e meia da matina, ainda não dormi e já ouço os pássaros a acordar.

sábado, maio 13, 2006

Sofia Coppola

É actualmente a melhor realizadora de cinema. Apenas com 2 (muito bons) filmes - "as virgens suicidas", e "o amor é um lugar estranho" - é já considerada por muitos a "maior", a mais promissora, a mais capaz de dar a volta ao marasmo reinante em Hollywood.
O seu próximo filme promete "Maria Antonieta".
Encontrei o trailler do filme no blogue do Kafka. Podem vê-lo também aqui: Maria Antonieta .
(a música é dos New Order)

Fiquemos a aguardar que chegue às salas portuguesas.

Le Monde Diplomatique

Foi com tristeza que ontem recebi a carta da Administração da versão portuguesa do Le Monde Diplomatique a anunciar o fim da edição deste prestigioso jornal em Portugal.
Causas? Dificuldades económicas. Falta de leitores. Falta de assinantes. Patrocinadores...
Sou assinante deste jornal em versão portuguesa desde o seu 1º número. Era um jornal mensal, que eu lia com muito gosto. Um jornal com grande qualidade. Um jornal com uma visão diferente do mundo. Um excelente jornal.
Tenho pena do seu fim tão prematuro. Mas, é a vida. Sem dinheiro, por boa que seja a ideia, não vinga!

sexta-feira, maio 12, 2006

Desejo Súbito

de rever o último filme de Joseph von Sternberg, A Saga de Anathan (ou Anatahan). Nem se consegue comprar na net. Será que alguém mo empresta?...

Livro à sexta


O Jogador - Fiódor Dostoiévski

Sinopse: «O Jogador» foi publicado em 1866, ano em que saiu também «Crime e Castigo», volume que inaugurou esta colecção das obras de Fiódor Dostoiévski, sendo também a primeira a ser traduzida directamente do russo. Passado na Alemanha, num ambiente de casinos, Aleksei Ivánovitch destaca-se como figura principal - um jovem com um forte sentido crítico em relação ao mundo que o rodeia, mas carente de objectivos, que descobre em si a paixão compulsiva pelo jogo. Dostoiévski expõe as personagens nas suas motivações mais íntimas, com humor e ironia, criando uma obra simultaneamente viva e profunda, na melhor tradição dostoievskiana. O fascínio torturado dos jogadores adequa-se genialmente ao tratamento de temas caros ao autor, e ainda o descontrolo e o desespero, as paixões que raiam a loucura e a solidão sem perspectivas, além de uma análise social impiedosa, por vezes satírica. O Jogador, uma das obras mais lidas deste autor, tem muito da experiência do próprio Fiódor Dostoiévski, que também foi um jogador compulsivo durante vários anos.

quinta-feira, maio 11, 2006

Sublinhados

" Um estado totalitário verdadeiramente «eficiente» será aquele em que o todo-poderoso comité executivo dos chefes políticos e o seu exército de directores terá o controlo de uma de uma população de escravos que será inútil constranger, pois todos eles terão amor à sua servidão. Fazer que eles a amem, tal será a tarefa, atribuída nos estados totalitários de hoje, aos ministérios de propaganda, aos redactores-chefe dos jornais e aos mestres-escolas."

Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo (trad. Mário Henrique Leiria), escrito em 1931

Não se poderá aplicar esta reflexão ao pouco admirável mundo em que passamos os dias? A estes regimes chamados "democráticos" em que vivemos e de que gostamos de nos orgulhar? Receio bem que sim. É só eliminar a palavra "totalitário(s)" e substituir "escravos" por "indivíduos"...

A queima

Não gosto da queima nem de trajes académicos. Sei do que falo, pois já por lá andei e abjurei. Daquilo que me lembro, e por aquilo que observo, este tipo de "tradições" tem como razão profunda o exibicionismo parolo de uma pseudo-superioridade social dos estudantes em relação ao comum dos mortais. O povo sai à rua para ver os seus filhos serem doutores - e a fazerem figuras de asnos... Lembro-me bem de gente deitada pelas ruas, com a corzinha do seu curso na lapela, bêbada a pontos de não se conseguir levantar e sendo apenas capaz de sorrisos bovinos.
Depois há a questão dos "concertos", que intervalam algumas bandas de qualidade com outras de vergonhosa extracção, para além de obrigarem toda uma cidade a ouvir essas idiotices até altas horas da noite (sempre tive pena de quem morava perto.)

A verdade é que um curso superior não é sinal de coisa nenhuma, hoje em dia (se é que alguma vez o foi), e muito menos de superioridade intelectual. Quem dera! Quanto livros se leriam a mais , se assim fosse. Que diferentes seriam os resultados eleitorais. Que diferente seria a nossa televisão. O estudante universitário médio é o infeliz reflexo do português médio que mata e morre nas estradas, que foge aos impostos e que exige que nos seus cheques, antes do nome, venha o "dr.", sobretudo se por direito não o tem.

terça-feira, maio 09, 2006

Não deixes pra amanhã o que podes fazer HOJE

Soube AGORA pelo segundo andamento do falecimento de um GRANDE HOMEM - Monsenhor Manuel Amorim - poveiro. Para mim foi um amigo e um Magister - na genealogia, e na historiografia poveira.

Muito obrigado por TUDO.

p.s.: estive para ir a casa dele em Dezembro...e adiei, adiei, adiei....e AGORA é tarde! :(

Os males da Democracia


A democracia é o pior dos regimes políticos ... exceptuando todos os outros.
Winston Churchill tinha razão ao fazer esta afirmação.

Hugo Chávez propõe referendo para ficar no poder até 2031.
Pretende ficar no poder mais 25 anos.
Num discurso com apoiantes Cháves lança o repto: " Farei um referendo. Vou perguntar-vos, a todo o povo, se concorda com Cháves ser Presidente até 2031"

Acordar bem


Hoje acordei com o SOL.

sexta-feira, maio 05, 2006

wehavekaosinthegarden

Descobri um blogue absolutamente genial, dêem-lhe uma olhada, sobretudo às suas fantásticas fotomontagens:
http://www.wehavekaosinthegarden.blogspot.com/

A minha preferida é a do Cavaco com pele de ovelha.

Edward Hopper


Room in New York (1932)
Gosto muito de Edward Hopper. Não foi amor à primeira vista, pois os seus quadros são perturbadores e até algo incómodos, mas é agora justamente essa característica que me faz apreciá-lo mais. São quadros "fatias de vida", como se fossem instantâneos da vida real, em que o que sobressai mais é a dificuldade de comunicação entre as personagens que representa. Estas estão invariavelmente enquadradas por cenários urbanos e frios e as suas feições são quase sempre inidentificáveis, como se pudessem ser qualquer um de nós, a braços com a nossa própria solidão no meio da turbamulta. Em muitos deles, a pessoa olha em frente parecendo esperar algo que a salve, mas a sua atitude corporal é a da imobilidade, a de quem no fundo sabe da inutilidade dos gestos.

Peço desculpa

Caros amigos,

Sou uma novata nisto dos blogues e, sem saber bem como, accionei uma opção chamada "moderate comments". Acabei de verificar que isso significa que as pessoas só podem publicar se eu ou o Medronho autorizarmos... Ora, isto é um disparate completo, uma espécie de censura prévia inaceitável! A culpa é minha e da minha mania de andar a ver como é que esta coisa dos blogues funciona... Já autorizei todos os comentários (sem os ler, claro) e desactivei essa coisa da moderação. Peço desculpa a todos. Moderação é coisa que há já a mais, por isso: força, toca a opinar!

Livro à sexta


Uma deusa na bruma - João Aguiar. edições asa, 2003.

"Em meados do século II a.c., as gentes de Entre-Douro-e-Minho viviam, com razoável inconsciência os derradeiros anos da sua civilização. No Leste e no Sul da Península Ibérica, a República Romana já se implantara e as suas legiões procuravam alargar esse domínio, mas a Noroeste a ameaça parecia longínqua, tanto mais que os Numantinos e os Lusitanos mostravam ser um formidável obstáculo ao avanço romano, sobretudo a partir do momento em que um certo guerreiro, chamado Viriato, assumira a chefia da resistência lusitana.
Mas, de súbito, estes obstáculos caem: Numância submete-se, ainda que temporariamente, e Viriato é morto à traição. E o procônsul Décimo Júnio Bruto marcha para Norte, passa o Tejo, entra na Lusitânia e aproxima-se das margens do Douro."

É este o cenário histórico de Uma Deusa na Bruma, cuja accção é contemporânea da de um outro romance do autor, a Voz dos Deuses, mas centrada agora, na Cividade de Terroso (Póvoa de Varzim), procurando evocar o que seria a civilização castreja na fase imediatamente anterior à romanização.

A não perder!

quinta-feira, maio 04, 2006

Do meu panteão pessoal
















Ai, Timor!

Parece que os timorenses andam outra vez aos tiros, desta vez em guerras intestinas e muito pouco nobres. Ora, isto dá-me raiva. Já se esqueceram, esses que agora matam e são mortos, do sangue derramado pela liberdade? A arraia-miúda não se esqueceu: ao primeiro susto fugiram instintivamente aos milhares para os sítios do costume - as igrejas, os conventos e as montanhas onde encontravam refúgio quando o inimigo era a musculada ditadura do Suharto.

Prevalecerá o bom senso? Conseguirá Xanana acalmar os ânimos? É desanimador! Mas eu confio no Xanana, um dos meus heróis de carne e osso. Paciência e persistência, amigo, "resistir é vencer".

Segurança social

Para mim esta questão está muito mal contada. Ainda não consegui perceber muito bem o que se passa com a segurança social em Portugal.
Explico: para mim é estranho que vários governos não soubessem que a esperança de vida dos portugues estava a aumentar. Que os salários de muitos "gestores" eram/são enormes. E que até aqui não tenham encontrado nenhuma solução, a não ser castigar os futuros e actuais pensionistas e reformados.
Para mim é estranho que "antigamente" quando os governos detinham várias empresas nacionalizadas o dinheiro dava para tudo. Agora que o actual governo quer vender tudo, com que despesas fica a não ser com a Segurança Social? Se vender a parcela da PT, da EDP, dos CTT, da CP, Brisa..... Ficando sem as enormes despesas anuais, esse dinheiro não dá para "ajudar" a equilibrar as contas da Segurança Social?
Já sei que este problema não é só português. Mas afinal o que se passa? Quem me consegue explicar?
Parafraseando Fernando Pessoa: "não entendo nada de finanças...."

quarta-feira, maio 03, 2006

Tábua rasa


Se há sítios onde gosto de estar, é no cimo de uma (alta) montanha.
Este fim de semana estive com o grupo UM PAR DE BOTAS em Sanabria, mais precisamente em Peña Trevinca.
Sentir que todo o esforço da subida valeu a pena. Sentir a beleza ao redor. Sentir que somos o centro de uma pequeno universo. Sentir que podemos voar. Sentir uma série de emoções que só os que lá vão, sentem! Vale bem apena.